Tipos de Liderança e os Resultados da Equipe

Tipos de Liderança existentes no mercado afetam o resultado? Saiba tudo sobre Liderança Autocrática, Motivadora, Liberal e Democrática.

Tipos de Liderança

O tipo correto de liderança muda a cultura de uma empresa, ao passo que direciona a equipe para alcançar os resultados da empresa. Sendo assim, os líderes são capazes de mudar toda a visão da empresa.

Há muitas formas de liderança, uma vez que variam de acordo com a empresa, cultura e segmento. Sendo assim, vamos falar sobre algumas dessas maneiras:

Autocrática – Ainda vale como tipo de liderança?

A liderança autocrática não é muito cabível nos dias atuais, pois consiste em centralização de decisão e autoridade.

Sendo assim, esse modelo quase não é praticado, pois não retém talentos e vai contra o que prega a Gestão Participativa.

Motivadora

A liderança motivadora refere-se a liderar com base no otimismo. Sendo assim, muitas empresas aplicam um treinamento motivacional para ajudar nessa visão de negócio.

Essa liderança preza por um ambiente saudável, e acredita nos objetivos da empresa.

A liderança motivadora valoriza soluções e se coloca junto à equipe em situações de crise.

Liberal

A liderança liberal não diz respeito sobre ausência de condutas, ao contrário, a liberal porque o líder confia na equipe.

Nesse caso, a liberalidade ocorre nas execuções das tarefas, visto que o que importa são os resultados.

Porém, para que não se perca nos resultados da empresa, o líder precisa ter um mapeamento do perfil dos funcionários. Pois, nesse tipo de liderança a equipe não pode precisar de supervisão constante.

Democrática

Na liderança democrática o funcionário compartilha ideias, mas não toma as decisões. A democracia está no equilíbrio da gestão em flexibilizar as demandas considerando o funcionário.

A interação é natural na equipe o conhecimento é difundido, ao passo que o mérito de cada um é reconhecido. Apesar desse equilíbrio, o líder não perde o controle do fluxo dos resultados.

Esse tipo de liderança é o mais praticado com resultados tangíveis, uma vez que estimula que o funcionário se desenvolva, sem perder o foco nos resultados da equipe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.