Tipos de Gestão – Democrática, Resultados e Processos

Tipos de gestão empresarial e a aplicação na rotina

Dentro da gestão empresarial há alguns direcionamentos que a empresa optar dentro de cada conceito. Sendo assim, falaremos sobre alguns dos tipos de gestão empresarial mais comuns.

Gestão democrática

É um tipo de gestão muito indicado para uma empresa no mercado atual, já que vai de encontro com a necessidade de flexibilidade da era digital.

Na gestão democrática os funcionários podem interagir com a liderança, participando ativamente dos processos de tomada de decisão.

Foco em resultados

O foco em resultados diz respeito ao fato de que o resultado final é o que importa. Por isso, esse tipo de gestão é muito válida para trabalhos home office.

Já que se refere ao foco no resultado, dando liberdade para o funcionário alterar ou modelar o processo. Sendo assim, o foco é nas entregas imediatas e no cumprimento de prazos.

Gestão com foco em processos

Oposto ao modelo anterior, esse modelo de gestão possui o foco nas etapas de cada processo. Sendo assim, é uma gestão apegada a metodologias.

Na gestão com foco em processos a empresa se empenha em promover uma melhoria contínua, identificando gargalos e eliminando-os. Por meio dessa abordagem, a tendência é que os resultados sejam mais duradouros.

Sendo assim, a gestão com foco em processos costuma ser muito positiva em empresas com grande operação, bem como fábricas e empresas prestadoras de serviços, como call center, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.