Startup e seu crescimento

Com o avanço da tecnologia, cresceu também o número de startups. Entenda o que é e como elas funcionam.

Startup e seu crescimento incerto, porém, apenas até que o modelo seja encontrado. E é por isso que se fala tanto em investimentos para startups.

Enquanto não existe uma receita, sem capital de risco, fica muito difícil persistir na busca pelo modelo de negócio.

Evolução das Startups

Quando ela se torna escalável, se torna uma empresa altamente lucrativa, deixando de ser startup. Caso isso não aconteça, a empresa precisa se reinventar, ou corre o risco de falir. Basicamente ela precisa ser repetível e escalável para sobreviver.

Ser repetível

É quando a startup é capaz de entregar o mesmo produto em escala ilimitada, sem customizar ou adaptar para cada cliente.

Ser escalável

É crescer cada vez mais, sem que isso influencie no negócio. Crescer em receita, com custos crescendo devagar, e com isso acumulando lucros e gerando mais riqueza.

Como funcionam as Startups

As startups têm uma ligação forte com a tecnologia, por ser um negócio de ideias inovadoras, e disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.

Os empreendedores de startups dependem das tecnologias para crescer e até mesmo para obter financiamento por meio da internet.

Alguns exemplos que iniciaram como startups são: Amazon, Apple, Google, Microsoft, Uber, Airbnb, Spotify entre outras, e todas começaram como empresas pequenas, e aos poucos se tornaram essas marcas gigantes e tão conhecidas.

As startups são empresas conhecidas por terem custos baixos em relação aos lucros que obtêm.

Como toda empresa, para cria-la é preciso que o empreendedor tenha coragem e encare os riscos. Podem ocorrer tropeços, erros, mas o importante é de adaptar e dar a volta por cima. Toda empresa quase começa com pequenos riscos e pouco dinheiro.

Como começar uma startup?

  • Procure resolver problemas e ofereça serviços inovadores e que as pessoas precisem.

Ao pensar em criar uma startup é preciso pensar na necessidade das pessoas. Pesquise, observe e pense em problemas que as pessoas precisam resolver.

Lembre-se, um empreendedor precisa estar sempre um passo a frente, descobrindo e criando novas táticas para se destacar.

  • Soluções criativas e práticas – estratégias simples, não precisa ser algo tão grandioso, mas sim algo que ninguém ainda colocou em prática.
  • Criar soluções escaláveis – ou seja, que tenha um potencial para crescer e aumentar os lucros, sem investir em infraestrutura.
  • Use e abuse da tecnologia – aproveite os recursos disponíveis através da internet e da tecnologia para poder oferecer um serviço ou produto melhor.
  • Estabeleça metas, objetivos e prazos – nenhum negócio sobrevive sem bom planejamento ou plano de negócio.

Separando sempre eles por curto, médio e longo prazo.

As metas de uma startup devem estar voltadas para a redução de custos da produção, aumentar a satisfação dos clientes e elevar a capacitação dos colaboradores.

Quem estabelece metas e prazos, se planeja melhor e foca mais nas entregas, e administra melhor os resultados.

O planejamento estratégico também ajuda a:

  • Gerar estabilidade em um mercado em transformação
  • Identifica pontos fortes e fracos
  • Definir a missão da empresa
  • Definir a visão
  • Estabelecer metas e objetivos
  • Criar um plano de ação
  • Análise dos fatores internos e externos

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.