Soft Skills – Habilidade Sociocomportamental Como Valor Empresarial

Soft Skills – Inovação e valor para as habilidades sociocomportamentais

A área de Recursos Humanos é fundamental na empresa,  principalmente porque vem trazendo para a gestão que trabalha internamente conceitos inovadores do mercado.

Sendo assim, as qualificações pessoais estão chamando a atenção do mercado atual , são as chamadas soft skills. Ou seja, são as habilidades interpessoais que ganham destaque nas empresas, tirando a imagem antiga que as pessoas tinham do recursos humanos, onde somente o currículo tinha valor.

Na atualidade, por conta de uma demanda implícita à era digital, a habilidade de adaptabilidade e resiliência são fatores fundamentais para qualquer profissional.

Por isso, soft skills é uma vantagem para uma empresa e para as pessoas. Haja vista  que é uma reunião de habilidades pessoais com o conhecimento técnico. Assim sendo, ocorre o direcionamento das pessoas e o enquadramento de perfis,  de forma a que as habilidades comportamentais se destaquem.

Ou seja, pessoas que possuem criatividade, um pensamento crítico e principalmente, pessoas que têm muita inteligência emocional. Visto que o próprio mercado deseja isso das empresas de uma forma holística. Haja vista que nada é estático.

Valor para características inatas e desenvolvimento planejado 

Além disso, o mercado também valoriza pessoas que se comunicam muito bem e são  colaborativas. Sendo que essas pessoas realizam uma boa gestão do tempo e possuem uma liderança inata.

Sendo assim, muitas empresas estão aderindo a esse conceito soft skills, de forma que corroborem a sua contratação. Ou seja, o currículo sempre será o primeiro ponto de partida de uma triagem, porém, não é mais tão definitivo como pode ter sido há pouco tempo.

Por isso, pessoas que trabalham o crescimento pessoal de uma forma a buscar sempre melhorar e entender que precisam melhorar seus pontos fracos, acabam sendo melhores profissionais. Ao passo que as empresas estão aderindo a esse conceito em sua cultura.

Por isso, é muito importante que a empresa desenvolva as características que conceituam o soft skills nos funcionários que já possui através de orientação e planejamento. Dessa forma todos trabalham em um ambiente mais resolutivo e colaborativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.