Setor comercial, o coração da empresa!

O empreendedor precisa saber que o setor comercial é responsável pela organização e planejamento de suas vendas, e a importância dele para empresa.

Quem vive no mundo empresarial, do empreendedorismo e principalmente do mundo das vendas, sabe que o setor comercial é o coração da empresa.

Isso, por que ele é o setor mais importante, uma equipe treinada, alinhada e engajada, é essencial para o sucesso do negócio.

Portanto, para gerenciar os clientes é preciso uma equipe capacitada e com metas estabelecidas.

O setor comercial está presente em todas as etapas, desde a prospecção até o pós-venda, ele é responsável por compreender e gerenciar as expectativas do cliente.

As etapas que esse setor é responsável são:

  • planejamento
  • prospecção
  • abordagem
  • estudo das necessidades do cliente
  • proposta
  • negociação
  • fechamento
  • pós-venda

Como organizar o setor comercial

Primeiramente, é preciso saber o tipo de persona da empresa e a definição do funil de vendas.

A partir daí, será possível usar a criatividade, ter ideias inovadoras, identificar a necessidade do público, para assim poder atender essas pessoas através de novos produtos.

Os profissionais que atuam no setor comercial são responsáveis por contatar clientes.

Nessa aproximação, o colaborador irá oferecer as soluções que a empresa oferece, além de prestar atendimento ao cliente, assistência e suporte as dúvidas durante as vendas e pós-vendas.

Outra responsabilidade dos colaboradores desse setor é a manutenção do CRM, contato e negociação com fornecedores, prospecção, cumprimento de metas mensais e anuais.

Perfil do colaborador

Sabemos que o cliente é a peça mais importante do seu negócio, portanto, para trabalhar no setor comercial, é preciso:

  • Excelente comunicação e negociação
  • Agilidade e comprometimento com metas
  • Persuassão
  • Perfil inovador

Setor comercial na Pequena Indústria

O desafio das pequenas indústrias é justamente administrar as equipes de vendas, além dos clientes com prazos decisórios, processo de vendas, volume de compras etc.

Uma pequena indústria acaba atendendo diversos setores como: comércio, serviços e indústria.

E dessa forma, com tantos setores diferentes, é preciso que a indústria segmente a equipe de vendas, para estar preparada para atender cada tipo de negociação.

Para fazer isso da melhor forma, é preciso segmentar a equipe comercial, dividindo e capacitando os vendedores, para atender sempre bem os clientes.

 

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