Recursos Humanos e as Necessidades Holísticas

Recursos Humanos e as diversas necessidades das empresas 

A área de Recursos é responsável por várias vertentes, por isso, cada empresa adapta a divisão de tarefas e os projetos conforme a sua necessidade interna.

O RH é responsável pela gestão de pessoas, processo seletivo, controles de produtividade, treinamento, desenvolvimento, avaliações, premiações, benefícios etc.

A a gestão de pessoas nas empresas é uma necessidade, uma vez trabalha as competências das pessoas, ao passo que as torna mais motivadas. Por isso, é uma forma de apresentar melhores resultados, sendo uma vertente importante da área de Recursos Humanos.

As pessoas como recursos e os processos internos

As pessoas são recursos humanos de uma empresa, sendo assim, são os recursos mais importantes, pois são responsáveis por planejar, executar, monitorar e avaliar os resultados de todos os projetos. Pois, todas as melhorias oriundas de fatores tecnológicos passam por pessoas em todos os seus processos.

O RH evoluiu bastante, pois, acompanha a evolução da administração das empresas. Sendo assim, na atualidade o RH faz parte das estratégias da empresa. Por isso, é considerado um setor de linha e staff. 

Reter talentos e o acompanhamento de resultados

Retenção de talentos também é inerente ao setor de recursos humanos, sendo assim, faz parte das estratégias do RH reter pessoas qualificadas, motivá-las e alinhar processos.

O setor de RH deve fiscalizar os processos, direcionar a liderança e planejar as estratégias de cada setor, de modo que cada área alcance o seu potencial de mercado.

Portanto, o RH apresenta resultados através da gestão de pessoas e planejamentos estratégicos. Sendo assim, é possível adaptar as estratégias por competências, identificando o perfil de cada um, e alinhando as equipes aos objetivos de cada área. Uma vez que o desenvolvimento das pessoas impacta no coletivo, sendo fundamental acompanhar as equipes.

Mapear os fluxos e acompanhar a demanda do Departamento Pessoal

Sendo assim, é importante mapear as competências, identificar os pontos de melhoria e alinhar essas melhorias dentro das objetividades holísticas. Dessa forma, é possível elaborar um treinamento para melhorar a comunicação interna, por exemplo.

Além disso, é cabível cuidar de questões burocráticas. Por isso, algumas empresas terceirizam o departamento pessoal para Contabilidades ou para empresas de Folha de Pagamento. No entanto, ainda que o setor de DP seja terceirizado, é importante que a área de Recursos Humanos acompanhe esses processos e o envio das informações para os fechamentos.

Portanto, são diversas necessidades direcionadas ao setor de RH, sendo primordial que as empresas direcionem essas subdivisões de modo que atendam as demandas internas e amparem as estratégias holísticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.