Recursos Humanos e as Demandas Intangíveis

Recursos Humanos – Estratégia na gestão de negócios 

A área de recursos humanos das empresas está cada vez mais estratégica, haja vista que o mercado mudou e as empresas precisam atuar estrategicamente de forma holística.

Por isso, o RH estratégico consiste em analisar dados e métricas, viabilizando decisões e ampliando propostas que otimizem os processos de forma geral.

Todavia, ainda que o RH da empresa tenha um perfil mais estratégico, é importante que as ações inerentes a área sejam viabilizadas estrategicamente. Por exemplo, tornar o ambiente mais colaborativo, motivar as pessoas, elaborar planejamento de carreira, desenvolver as competências etc.

Implementações diversas e fatores implícitos no RH atual

Ainda que essa objetividade seja intangível, é possível elaborar estratégias que amparem essas necessidades de modo que sejam direcionadas ações resolutivas.

Por isso, a área de recursos humanos pode se valer das estratégias e dados para que alcance objetivos diversos,  que até então, podem ser implícitos ao setor. Porém, são objetivos completamente claros, por exemplo, tornar um ambiente motivado. No entanto, a motivação é um fator intrínseco, todavia, é possível trabalhar estrategicamente através de treinamentos, dinâmicas e implementação de melhorias que amparem essa necessidade.

Demandas intangíveis amparadas por estratégias mensuráveis 

Uma vez que a motivação é algo intangível, porém, que pode ser “sentido” pelo ambiente de forma dinâmica. Por isso, esses fatores intangíveis quando analisados, podem ser fatores relacionados à produtividade. Sendo assim, a área de recursos humanos é estratégica e pode se basear em dados.

Porém, ainda possui demandas intangíveis que podem ser clarificadas através dos resultados das ações tangíveis. Sendo assim, é uma área complexa,  tal como marketing digital, que pode fazer uma diferença enorme no diferencial competitivo de uma empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.