Quando promover um funcionário? Pontos importantes sobre carreira interna – Parte 2

Está considerando promover um funcionário, mas precisa avaliar os critérios para uma promoção interna? Veja os pontos principais que separamos para você!

Nesta segunda parte (o total dessa série serão 4 artigos), iremos falar sobre o que deve ser avaliado no que diz respeito a promover alguém através de um planejamento de carreira interno.

Promoção por plano de carreira interna

Ao realizar um processo de seleção interno, é necessário que tenha alguns critérios. Vamos citar os mais comuns:

Clareza

Tenha clareza com os concorrentes internos, em os pontos, desde o início do processo até a finalização.

Comunicação

Neste caso, estamos nos referindo a comunicação da empresa para com os funcionários. Deve informá-los sobre o andamento dos processos, etapas, testes. Incluindo datas e reuniões sobre esse assunto. O ideal é que essa comunicação ocorra de forma escrita, não somente falada.

Feedback

Dê retorno ao excluídos das etapas do processo, fale sobre os motivos do não enquadramento na função nova no momento. Este tipo de retorno pode ser importante para o funcionário que busca crescimento.

Realize a seleção interna, mas tome cuidado

O cuidado aqui é para que escolha alguém dos participantes da seleção interna. Afinal, são seus funcionários e já estão na sua rotina, então você minimamente os conhece.

Realizar um processo interno, não optar por nenhum dos participantes, e contratar alguém do mercado de trabalho, pode ser uma bomba desmotivacional para a sua equipe.

Se achar que não há ninguém a altura do cargo, melhor não iniciar um processo interno. Esses processos causam certa ansiedade na equipe e pode gerar falhas de comunicação entre funcionários e empresa.

Promoção por meritocracia

Quando aplicamos esse conceito na área de negócios, estamos falando diretamente sobre merecimento. Por isso cabe alinhamentos de expectativas quanto as contratações, e também clareza de quais serão os critérios da meritocracia dentro da sua empresa.

Continuaremos a falar sobre pontos a serem considerados, no que tange a meritocracia na próxima parte dessa série sobre promoção de funcionários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.