Quando promover um funcionário? Avalie as competências para o próximo cargo – Parte 4

Você sabia que dentro da meritocracia há pontos importantes a serem considerados? Entenda um pouco mais sobre esses fatores que podem ser decisivos no seu processo de avaliação.

Você chegou na quarta e última parte dessa série, onde explanamos pontos importantes no que tange a promoção de seu funcionário. Agora saiba outros pontos primordiais para a sua avaliação desse processo.

Trabalho em equipe

Isso é básico em qualquer empresa. Avalie como esse funcionário interage, como se comunica, como se comporta diante dos demais. Trabalhar em equipe é difícil porque requer saber ouvir, respeitar e saber a vez de falar. Essa pessoa tem controle emocional? Sabe conquistar respeito ou se impõe diante dos colegas?

Competências para o próximo cargo

Você pode ter um ótimo analista, mas ele possui as competências necessárias para ser um Gestor?

Antes de promover uma pessoa, avalie não somente seu trabalho, mas suas características pessoais e competências.

Avalie o que ele já demonstra, se é possível que ele se encaixe no enquadramento para as competências exigidas pelo novo cargo. Neste caso, não precisa ser muito radical, um período de experiência e algumas sugestões já podem alinhar pequenas diferenças quanto as competências, pois estamos falando sobre uma outra função, e isso requer adaptações.

A avaliação é exatamente para isso, para que alinhe expectativas e o capital humano que possui, e promova se possível. Só pode barrar esse critério se de fato, o funcionário não possuir nenhuma das competências básicas para esse novo cargo. Mas se já está pensando nele para uma promoção, dificilmente terá situação radical em que ele não sirva de forma alguma.

Avalie esses pontos tanto para a promoção, como para a manutenção do funcionário em sua empresa. Manter uma pessoa que tem péssima postura e falta de respeito com a equipe, desmotiva os demais de forma gradual e irreversível.

Escolha o que é mais viável para a sua empresa, atuar com critérios referentes a promoções por meritocracia ou seleção interna. Seja qual das duas vertentes for mais cabível a sua empresa, pense que está crescendo e precisa de pessoas que possuem a visão do crescimento e comprometimento com os processos.

Promover seus funcionários de forma justa e clara, certamente é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.