Provisão de RH – Uma estratégia de Gestão

A sua empresa atua com provisão de recursos humanos? Entenda porque a provisão de RH é uma estratégia e como pode impactar nos resultados das empresas.

Provisão de Recursos Humanos

Dentro do RH de uma empresa há divisões para o andamento correto das atividades. Entretanto, não somente as atividades podem ser dividas, os objetivos de cada divisão podem ser diferentes, para que quando alcançados façam parte do resultado estratégico das empresas.

Subsistemas de RH

Sendo assim, essas divisões são chamadas de subsistemas. Não há um padrão de quantos subsistemas pode haver numa empresa, todavia, há um entendimento de que quanto maior a empresa mais dividida ela será, sendo uma forma de organizar e gerenciar as necessidades.

A provisão de RH é um subsistema, que tem como objetivo trazer talentos para a empresa.

Planejamento de Recrutamento e Seleção

Dentro da provisão de recursos humanos está o planejamento do processo de recrutamento e seleção. Assim sendo, o processo de recrutar e selecionar talentos deve seguir alguns fundamentos, tais como:

  • Estratégia;
  • Levantamento das necessidades do negócio;
  • Talentos que atendam a essas necessidades.

Diferença entre Recrutamento e Seleção comum e a Provisão de RH

Aparentemente não há distinção entre o recrutamento e seleção comum e o recrutamento e seleção dentro da provisão. Entretanto, a diferença está no aspecto de prover.

Sendo assim, dentro da provisão de RH há uma preocupação de atuar antecipadamente para que não faltem os talentos necessários para que se alcancem os objetivos das empresas.

Suprir necessidades de talentos

Dentro da provisão de recursos humanos os processos visam o suprimento de pessoas para as empresas.

No recrutamento e seleção comum, a preocupação é atuar na necessidade do momento, na provisão é se antecipar estrategicamente, haja vista que grandes talentos podem receber propostas diversas, além de atrair novos é preciso atuar retendo os que já atuam de forma estratégica nas empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.