Processo Seletivo e a Inteligência Artificial

Inteligência Artificial aplicada no processo seletivo de funcionários

Dentro do processo de recrutamento e seleção é possível otimizar o tempo da equipe através da inteligência artificial. Sendo assim, é importante a contratação de um sistema voltado para essa vertente do setor de recursos humanos.

Primeiramente a empresa precisa realizar a inserção de dados pertinentes à vaga, ou seja, as habilidades e competências que são necessárias. Ao passo que o sistema realiza a validação desses dados juntamente com os candidatos.

Compatibilidade de perfis entre empresa e candidato

Entregando para a empresa os perfis que são compatíveis com a vaga em questão de poucos minutos. Desse modo, a empresa realiza seus processos conseguintes.

Etapas básicas do processo de recrutamento e seleção

Sendo assim, basicamente a estrutura de um processo consiste em algumas etapas, tais como:

Triagem prévia dos candidatos;

Aplicação de testes;

Entrevistas;

Dinâmicas de grupo;

Avaliação por vídeo ou pessoalmente.

Fator humano indispensável

Na etapa de entrevista é indispensável a presença do profissional, uma vez que é a percepção humana que avalia as nuances técnicas dos candidatos, bem como alterações comportamentais.

Inteligência Artificial e o processo de recrutamento e seleção

Sendo assim, por mais que a inteligência artificial atue fortemente com a empresa, auxiliando na parte operacional do processo de recrutamento e seleção, é necessário o fator humano.

Contudo, a atuação da inteligência artificial reestrutura os processos das empresas, fazendo com a equipe disponha de tempo para outras demandas. Certamente essa otimização viabiliza muito a análise de perfil e acelera as contratações para as empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.