Plano de Cargos e Salários – Vantagens Para Todos os Envolvidos

Definição do plano de cargos e salários e a relevância para a empresa 

O plano de cargos e salários é uma ferramenta que possibilita que a empresa organize a hierarquia das suas equipes de acordo com a relevância e as condições da empresa. 

Sendo assim, a empresa utiliza critérios definidos geralmente por avaliação para oferecer salários compatíveis com as responsabilidades exigidas por cada cargo.

Além disso, é feito o comparativo com o que já é oferecido pelo mercado dentro de cada função. Dessa forma, a gestão de cargos e salários é feita com base na estrutura dos cargos. Uma pesquisa é feita pela empresa para atualizar a tabela de política salarial interna, bem como, essa estrutura deve ser feita respeitando a Classificação Brasileira de Ocupações, o CBO.

Assim sendo, a empresa estabelece regras e orientações realizando uma progressão de carreira que pode ser vertical ou horizontal.

Reajustes, promoções e meritocracia

Além disso, o plano de cargos e salários também serve para orientar reajustes e promoções, implantando Inclusive a meritocracia na empresa. Bem como, é possível implementar um plano de recrutamento interno a partir do planejamento de cargos e salários.

Por isso, os requisitos desta gestão é definido pela empresa e pode ser adaptável de acordo com suporte e orçamento da área.

De forma sucinta, um plano de cargos e salários é focado nos objetivos da empresa, ou seja, é uma forma de a empresa mensurar quais as suas necessidades quanto as funções existentes, definindo faixas salariais que amparem um planejamento de carreira.

Além disso, dentro desse planejamento é feita uma reavaliação de necessidades quanto as competências e habilidades necessárias para cada cargo. Por isso, a gestão de cargos e salários costuma agradar os funcionários porque é uma classificação sobre os parâmetros internos que define promoções e estrutura um planejamento de carreira.

Vantagem para a empresa e para os funcionários 

Sendo assim, é vantajoso para as empresas que implementam cargos e salários porque podem obter retornos positivos em curto médio e longo prazo.

Bem como, é uma ferramenta estrutural que ampara projetos futuros. Além de ser um impacto na gestão de custos, pois é possível desenhar estratégias e projetar investimentos direcionados para essa gestão. Dessa forma, é possível estabelecer limites importantes para as finanças da empresa.

Outro ponto muito importante da gestão de cargos e salários é a retenção de talentos. Uma vez que uma empresa que possui essa estrutura passa confiança ao seu capital humano e reduz a rotatividade.

Por isso,  a gestão de cargos e salários entra em muitas questões, sendo um benefício para funcionários e para a empresa. Sendo assim, é importante que a empresa analise a possibilidade de implementar essa gestão, ainda que seja uma empresa de pequeno porte, pois é uma forma de direcionar seu próprio crescimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.