Plano de Cargos e Salários – Estrutura e Adaptabilidade

Definir plano de cargos e salários requer estruturação

Definir um plano de cargos de salários pode ser de um diferencial para uma empresa, visto que é uma forma estratégica de retenção de talentos. No entanto, é importante que um planejamento de cada uma das áreas esteja inserido em uma proposta de gestão de pessoas, de forma que a empresa tenha outras ações correlatas.

O plano de cargos e salários diz respeito à estrutura remuneratória da empresa. Por isso, é cabível que um planejamento de cargos e salários obtenha a descrição detalhada das políticas salariais, quais são as competências básicas de cada cargo e alguns requisitos relacionados às particularidades da empresa.

Adaptabilidade à realidade da empresa

Além disso, é importante que a função e atividade estejam enquadradas no CBO, a Classificação Brasileira de Ocupações. Haja vista que o CBO é a maneira oficial de reconhecimento de ofício. No entanto, o plano de cargos e salários deve ser estruturado de acordo com cada empresa.

Por isso, é muito importante que a gestão da empresa direcione seus recursos para que possa elaborar um planejamento de cargos e salários que seja funcional, de acordo com a sua realidade.

Além disso, esse planejamento de cargos e salários precisa ser flexível, visto que deve ser adequado conforme a empresa cresce.

Política salarial e cultura da empresa

Sendo assim, é importante que haja uma política salarial correlata com a cultura da empresa. Bem como, deve haver uma base para que a empresa possa fazer propostas salariais e adequar as expectativas quanto ao crescimento da organização.

Além disso, uma empresa que possui um plano de cargos e salários atrai profissionais qualificados, gerando o produtividade e motivação. Por isso, é muito importante que a empresa tenha uma definição de salários, ao passo que ela possa ajustá-lo conforme a empresa cresce.

Dessa forma, é possível inserir este planejamento em estratégias pertinentes à política de RH, sendo uma implementação importante no mercado atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.