Planejamento Financeiro do Empreendedor

Como fazer um planejamento financeiro pessoal no empreendedorismo?

Sabemos que o início do sucesso dos negócios está nos planejamentos. Sendo assim, é fundamental que haja a separação entre as finanças pessoais e empresariais. Por isso, separamos algumas dicas para que o empreendedor possa realizar um plano financeiro pessoal.

Gastos de rotina devem 

Para que possa gerir suas finanças pessoais, separando-as das profissionais, faça um acompanhamento dos seus gastos diários. Anote tudo o que gasta em uma planilha, agenda ou aplicativo. Sendo esse o primeiro passo para a sua gestão financeira pessoal. Certamente essa é a base do seu planejamento pessoal.

O que é seu patrimônio?

No seu planejamento, avalie a sua real situação patrimonial. Sendo assim, tire extratos de suas contas e investimentos. Ao passo que possa verificar o quanto de valor você realmente possui disponível para seu uso pessoal.

Se tiver dividas tente negociá-las, ou substituí-las por débitos menores, como um empréstimo no lugar de pagar juros de cartão de crédito, por exemplo.

Metas pessoais

Sabemos que empreender é o seu maior objetivo. No entanto, analise com clareza quais são as suas metas pessoais. Faça listas de desejos diversos que possa ter, ao passo que os conquiste de forma planejada. Contudo, separe essas metas pessoais em curto, médio e longo prazo. Podendo ser qualquer coisa, incluindo cursos e especializações que podem ajudar nos negócios.

Compras por impulso

Analise se é uma pessoa que está comprando impulsivamente. Faça uma observação sobre seu próprio comportamento. Assim sendo, evite gastos desnecessários ou compras quando identifica que está com ansiedade, por exemplo. Ao passo que todas as suas compras devem estar dentro do seu planejamento.

Reserva financeira

Faça uma reserva financeira voltada para a sua vida pessoal. Assim sendo poderá lidar melhor com imprevistos financeiros. Sendo assim, essa reserva deve estar dentro do seu planejamento.

Faça uma espécie de fluxo de caixa pessoal considerando todas as entradas e saídas financeiras.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.