Planejamento Estratégico – Processos e Competitividade

Elaboração e definição de processos – Planejamento Estratégico

A elaboração de uma estratégia e a definição do processo de execução é um planejamento estratégico. Por isso, nas empresas a atuação através de planejamento estratégico é um fator básico da administração. Visto que é uma forma de direcionar as ações de todas as áreas da empresa.

Sendo assim,  para que inicie o planejamento é fundamental que tenha uma definição quanto a visão de futuro de um determinado projeto.

Etapas de processos e percepção holística 

Dessa forma, poderá elaborar etapas pertinentes a essa objetividade, ajustando conforme a necessidade. Além disso, o planejamento estratégico necessita de envolvimento do início ao final do projeto.

Visto que é necessário que a gestão da empresa tenha clareza quanto aos prazos, orçamento limite de cada projeto, quem será a pessoa responsável e a necessidade de envolvimento direto ou indireto de uma equipe. No entanto, esses fatores são variáveis conforme a área a qual se refere o projeto.

Vantagem competitiva e administração de recursos

O planejamento estratégico exige foco e melhorias contínuas, visto que é possível fazer ajustes em um projeto em execução. No entanto, é fundamental que todos os envolvidos tenham uma percepção holística do processo.

Além disso, é importante que a empresa tenha uma clareza sobre qual a sua vantagem ao implementar algum projeto. Uma vez que o planejamento estratégico pressupõe uma melhoria e vantagem competitiva para a empresa. Por isso, é inerente ao empreendedorismo a atuação através de planejamentos estratégicos, pois, é uma forma inteligente de administração de recursos diversos e identificação de falhas nos processos internos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.