Sebrae orienta donos de pequenos negócios

Sebrae orienta donos de pequenos negócios que buscam crédito no mercado. A orientação parte de informações detalhadas sobre o controle financeiro do negócio.

Portanto, a participação dos pequenos negócios no mercado de crédito atualmente corresponde a 29,5% do PIB, mais da metade dos postos de trabalhos formais no País.

Uma análise realizada pelo Sebrae, baseada nos dados do Banco Central desde 2012 até o 1º trimestre desse ano, observou-se que a concessão média de crédito para pequenos negócios foi de 14,7%. Enquanto que para as médias e grandes empresas foi acima de 85%.

Contudo, com o avanço da pandemia, os problemas estruturais que dificultam o acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas ganharam mais visibilidade.

Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, a natureza da falta de acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios decorre de problemas informais no mercado de crédito relacionados as características do segmento.

Foi realizada uma Pesquisa pelo Sebrae junto com a FGV, a 5ª edição da Pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, entre os dias 25 e 30 de Junho.

Essa pesquisa contou com a participação de 6.470 empresários e mostrou um aumento de 39% para 46% na proporção de empresas que buscam empréstimo.

Um outro levantamento feito pela pesquisa foi que entre os principais motivos para a recusa dos bancos, está a negativação (19%).

O CPF com restrição é a principal razão pela não obtenção de crédito entre os MEI e a negativação no CADIN/Serasa, no caso das microempresas e empresas de pequeno porte.

Pensando em ajudar os donos de pequenos negócios que pensam em buscar crédito, o Sebrae preparou orientações importantes.

1. Atenção ao controle financeiro com informações detalhadas do seu negócio.

Estar livre de restrições para obter êxito na solicitação do crédito é a principal condição para ter acesso ao crédito.

Por isso, é tão importante ter melhor controle e cuidados com a gestão financeira e ter conhecimento sobre o próprio negócio, com um registro contábil detalhado.

Essas são todas informações úteis e muitas vezes exigidas pelas instituições financeiras para a tomada de crédito.

2. Pesquise em outras instituições financeiras, além dos grandes bancos.

A 5ª edição da Pesquisa sobre os pequenos negócios mostrou que outras instituições financeiras, como cooperativas de crédito e bancos regionais estão com maior nível de aprovação de empréstimos para as micro e pequenas empresas.

Portanto, para ajudar nessa tarefa, o Sebrae criou uma coletânea com mais de 170 linhas de crédito para pequenos negócios.

Para ter acesso a essas linhas você pode acessar o site.

O documento vai apresentar as linhas de créditos disponíveis em:

  • Bancos públicos federais
  • Privados com atuação nacional
  • Regionais
  • Agências de fomento
  • Cooperativas financeiras
  • Fintechs

Para mais informações podem acessar o site do Sebrae.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.