A importância da pequenas e média empresa

A grande maioria dos empreendedores estão ligados às micros, pequenas e médias empresas, exceto os empreendedores corporativos, que se destacam nas grandes corporações.

Primeiramente, devemos dizer da importância da pequena e média empresa, para o cenário econômico brasileiro.

Pois, elas são responsáveis por grande parte dos empregos e tem enorme representatividade no PIB do país.

Com as constantes mudanças no ambiente dos negócios, e por ele se apresentar competitivo, é necessário estar atento às mudanças.

A fim de que a empresa se mantenha ativa no mercado.

Portanto, é essencial analisar as possibilidades e tendências que se apresentam às pequenas e médias empresas, para que se tornem competitivas e se mantenham no mercado.

O que é uma pequena e média empresa?

Segundo Stadler (2004) “Uma empresa pode ser definida como sendo uma organização intencionalmente constituída de pessoas e recursos tecnológicos, com o intuito de produzir e vender bens e serviços, a fim de satisfazer as necessidades e expectativas do seu público-alvo.”

As empresas podem ser individuais ou coletivas, e quanto ao ramo de atividades, podem ser classificadas em:

  •  industriais
  • comerciais
  • empresas de prestação de serviços

As categorias de empresas, podem ser classificadas também, pelo setor econômico: primário, secundário e terciário.

Mas também pelo número de proprietários, pelo tamanho e também pelos fins.

Vale lembrar, que na maioria dos casos, as micro e pequenas empresas dependem do proprietário para sobreviver.

Dessa forma, podemos dizer que a empresa é um espelho de quem a governa.

A lei nº 126/2006 assegurou benefícios em três pontos essenciais para a abertura e a consolidação dos empreendimentos:

  • redução da carga tributária
  • desburocratização
  • estímulos ao desenvolvimento do pequeno negócio

A nova lei também, previu o acesso das micro e pequenas empresas às compras governamentais, à tecnologia, ao crédito, à exportação e aos juizados especiais.

As empresas no contexto econômico mundial

Segundo informações disponibilizadas pelo Sebrae, a micro e pequena empresa, responde por mais de 90% das empresas industriais brasileiras e menos de 15% da produção industrial segundo o IBGE.

Elas se encontram nos setores de:

  • vestuário
  • alimentos
  • minerais não metálicos
  • produtos de metal
  • madeira
  • móveis
  • edição e impressão

Lembrando que, essas empresas dedicam-se quase que exclusivamente ao mercado doméstico.

A representividade da pequena e média empresa no Brasil é bastante expressiva.

Porém, as altas taxas de falência da micro e pequena empresa, se refere ao despreparo dos gestores.

Por esse motivo, é importante a qualificação dos gestores responsáveis pela empresa.

Além do gestor, os colaboradores também devem ser treinados.

Lembre-se que o colaborador motivado é sinônimo de melhores resultados.

Portanto, além de definir as funções e responsabilidades deles, é preciso investir em treinamentos e qualificações também.

A melhor forma de conseguir colaboradores capacitados é por meio de treinamentos empresariais. A expectativa por bons resultados deve ser consequência de uma equipe bem preparada para exercer bem suas funções.

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