Os desafios das PMES na prática

Pequenas e médias empresas também enfrentam dificuldades.

Os desafios das pequenas e médias empresas, são grandes, apesar de comporem uma grande parte da economia brasileira.

Segundo o Sebrae, há 6,4 milhões de estabelecimentos, sendo que 99% são micro e pequenas empresas, e geram 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Devido a isso, enfrentam muitos desafios também para manter esses empregos, e administrar a empresa.

Para enfrentar esses desafios e manter-se competitivo no mercado é fundamental que o gestor saiba como lidar com essas situações.

Com o intuito de ajudar sua empresa, vamos citar alguns desafios enfrentados nas PMES, tanto administrativo quanto operacional.

  • Gestão de Pessoas

Para as pequenas e médias empresas, muitas vezes manter um time com um nível alto de profissionais é mais difícil, devido os altos custos que esses profissionais exigem, diferente das grandes empresas que já tem como estar arcando com esses custos.

Porém uma saída para essas empresas é oferecer outros benefícios, que acabam suprindo o valor do salário, pois muitos profissionais hoje em dia levam em consideração isso.

As vezes a comodidade de um home-office, premiações mensais, horários de trabalho flexíveis, espaços para descansos entre outros que a empresa achar adequado.

O treinamento de colaboradores, ainda é um dos passos mais importantes, investir em conhecimento para eles, é investir também na empresa.

Colaboradores motivados, e bem qualificados, são garantia de sucesso em uma empresa.

  • Pagamentos de tributos

Hoje em dia já dispomos de opções para o empreendedor que está começando sua empresa agora, para escolher qual tipo de regime tributário se encaixa melhor a sua empresa.

Porem alguns empreendedores que já vem de longa data pagando esses tributos, sabem o quanto é difícil e muitas vezes alto o custo desses impostos.

Fazendo muitas vezes que algumas empresas encerrarem suas atividades, perante as dificuldades enfrentadas em relação ao funcionamento fiscal.

  • Clientes

Nem sempre é fácil fidelizar clientes, requer muito trabalho de marketing, logística, atendimento e visando sempre a melhora do produto, para conseguir agradar ao público alvo.

Nem sempre é também possível competir valores com a concorrência, porém pode ser investido em promoções e até mesmo cartão de fidelização, quanto mais o cliente compra, mais acumula pontos e ainda no final ganha algo oferecido pela empresa.

  • Acesso a linhas de créditos

Esse ainda é um dos maiores desafios enfrentados pelas PMES, ainda mais nessa fase de crise, é muito fácil ver por ai empreendedores reclamando por não estarem conseguindo estar pagando suas contas e nem conseguindo acesso a créditos bancários.

Pois muitas financiadoras e bancos, não estão aceitando propostas de empresas com restrição no nome. Devido a isso, não conseguem nem quitar as dívidas atrasadas e nem o empréstimo.

Até mesmo para empresas que estão começando agora, segundo o Serasa Experian, as instituições financeira restringem essas linhas de créditos, dando prioridade as empresas que já tem um histórico de pagamento.

Sabemos que não é só de dificuldades que vive uma empresa, mas é importante falar delas também, ainda mais para quem está iniciando nesse ramo agora.

Mas com um bom planejamento e um plano de negócios bem elaborado, vai ficando mais simples de resolver cada situação dentro da empresa.

Dúvidas? Sugestões? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.