Olá, Home office! Pode entrar, só não repara na bagunça – Parte 1

O futuro chegou e exige adaptações. Leia essa série de 4 artigos sobre essa visita que está virando um hóspede nas casas brasileiras: O Home office.

A série ‘’Olá, Home office!”  Foi dividida em 4 partes, com o intuito de trazer informações a respeito desse, já antigo, novo tema.

Nesta primeira parte falaremos sobre a chegada (surpresa?) Do home office no Brasil.

O futuro começa agora e não espera!

O futuro chegou! A tecnologia avança todos os dias e nos obriga a acompanhá-la. No Brasil o trabalho em formato Home office já era alvo de discussão nas empresas nos últimos anos, mas se mostrou uma ótima alternativa na situação pandêmica em que ainda estamos submetidos.

Por motivo de força maior muitas empresas aderiram ao Home office de forma corrida e não planejada.  Mas precisaria ter sido assim?

Deixamos tudo parado, até que se torne urgente…

Se você se reconhece nessa frase, repense suas urgências e pense se poderia ter agido com pequenas ações que antecediam ao problema maior que pode ter hoje (seja no seu negócio ou na sua vida).

Para muitas empresas (acredite, grandes empresas!) O Home office era visto com algo que sempre poderia esperar, que deveria aguardar mais um pouco, ou uma regalia a mais para os funcionários. Esse ponto de vista parece muito conservador, mas muitas empresas possuem essa cultura.

O que aconteceu de forma catastrófica (estamos nos referindo a terrível situação pandêmica), poderia ter acontecido de forma natural e flexível, se tivéssemos no Brasil uma cultura de maior aderência as novidades tecnológicas.

Pode parecer uma falácia, mas muitas empresas só aderem a uma novidade tecnológica, quando ela não é mais uma novidade, quando vira uma questão quase compulsória, ou adere ou está fora do mercado.

A essas empresas falta inovação, criatividade e resiliência. Mas a implantação do Home office em tempos de Coronavirus, nos trouxe uma lição quanto a gestão, trabalhar com planejamento e senso de urgência.  (O vírus trouxe muitas situações lamentáveis e trágicas, assim como muitas lições humanitárias, aqui falamos sobre a questão da praticidade nas empresas, sem desdenhar da atroz situação).

Essa situação extrema impôs adaptações rápidas e mostrou que a tecnologia é uma grande aliada quando falamos de objetividade e imediatismo.

Nas próximas partes dessa série iremos abranger as questões que envolvem as atividades home office.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.