Negociação Assertiva e Alinhamento de Expectativas

Pontos fortes para uma negociação assertiva

Um negociação assertiva requer boas argumentações e controle do andamento dos processos que envolvem essa negociação.

O desgaste ocorrido durante uma negociação pode gerar  resultados negativos e falta de relacionamento na administração de pequenas empresas.

Por isso, é importante que tenha alguns pontos claros no momento da negociação, garantindo assim a assertividade dos pontos chave de uma negociação.

Alinhamento de expectativas

Dessa maneira, as expectativas ficam alinhadas e a venda se torna consultiva. Por isso, é importante que tenha algumas definições no momento de negociar, tais como:

Estratégia alinhada entre a equipe de vendas;

Percentuais definidos para viabilizar a negociação;

Entender qual é a expectativa da outra parte, para que possa se certificar quanto ao atendimento;

Prazos de entrega do produto ou serviço que sejam realistas;

Manutenção da precificação no mercado

É fundamental que os preços sejam considerados de forma que não rebaixem o produto, bem como seu mercado de atuação.

A mesma lógica vale para os serviços, a negociação deve viabilizar os dois lados, de modo que fiquem claras as expectativas durante uma negociação transparente.

Argumentação válida e qualidade reforçada

Argumentar sobre a qualidade do produto, bem como sobre a qualificação do profissional no caso de prestação de serviços também é válido.

Ainda como ocorre em qualquer setor, tenha em mente todas as possíveis objeções para que possa responder a todas as perguntas.

Negociação igualitária

Assim sendo, tornará a negociação eficiente e assertiva, e não haverá desgastes entre a parte, facilitando o fluxo de oferta e demanda, deixando a negociação igualitária.

Dentro de um processo de negociação igualitária, as duas partes precisam ser compreendidas, de modo que fiquem satisfeitas, para que se contatem de forma natural quando houver futuras demandas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.