Necessidades Motivacionais e o Empreendedorismo

Comportamento empreendedor e as necessidades motivacionais

Necessidades motivacionais agregam valor ao empreendedorismo, desde que bem analisadas e avaliadas.

O comportamento empreendedor está difundido no mercado, bem como dentre os próprios empreendedores. Todavia, esse comportamento foi mapeado por David Mcclelland. Sendo assim, ele mapeou as características comportamentais das pessoas de sucesso.

Por conta das pesquisas feitas por David Mcclelland é que foi traçado o perfil empreendedor, através das características do comportamento de empreendedores de sucesso.

Três fatores motivacionais

Entretanto, não somente as características empreendedoras foram determinadas por David Mcclelland, como também os três motivadores para o sucesso.

Ao passo que esses três motivadores devem ser aplicados no empreendedorismo, sendo eles: Necessidade realização, necessidade de Afiliação e a necessidade de poder.

Necessidade de realização

A necessidade realização diz sobre características de pessoas que gostam de definir as metas e realizá-las. Ao passo que são pessoas que assumem riscos calculados. Também diz respeito sobre pessoas que preferencialmente trabalham sozinhas.

Afiliação

Afiliação é fator motivacional, uma vez que diz respeito sobre pessoas que preferem atuar em equipe, bem como busca por colaboração. Sendo assim, esse fator motiva as pessoas que gostam de pertencer a um grupo, porém não procuram se arriscar.

Poder é motivacional?

O poder como fator motivacional diz respeito sobre as pessoas que gostam e possuem facilidade de influenciar os outros. Bem como são pessoas que buscam por reconhecimento.

Sendo assim, dentro do empreendedorismo, cabe ao empreendedor entender sobre qual dessas três necessidades mais tem a ver com o seu perfil pessoal, para que possa trabalhar essas características. Ao passo que também trabalhe esses fatores estrategicamente para uma futura liderança de equipe.

Portanto, através do planejamento estratégico e o trabalho sobre as características pessoais, o empreendedor aumenta suas chances de sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.