Ministério do Turismo suspende 123milhas do Cadastur e investiga seu modelo de negócio

Suspensão de 123Milhas do Cadastur: Uma análise do modelo de negócios e suas implicações.

O setor de turismo no Brasil sofreu um revés significativo quando a empresa 123Milhas foi temporariamente suspensa do Cadastur – o registro oficial para pessoas e empresas no setor de turismo. A suspensão foi anunciada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em 2 de setembro. Esta decisão vem na esteira de uma série de cancelamentos de pacotes de viagens da empresa.

A suspensão: detalhes e motivos

A suspensão ocorreu devido a uma série de pacotes de viagens cancelados e a emissão de bilhetes da sua linha promocional, a ” PROMO”, ter sido interrompida. Os clientes que compraram pacotes de setembro a dezembro serão reembolsados através de vouchers.

Além disso, Celso Sabino solicitou ao Ministério da Justiça uma investigação sobre a empresa. A suspensão de 123Milhas do Cadastur é vista como uma ação séria, o que levou à necessidade de uma análise mais aprofundada.

A investigação

A Senacan (Secretaria Nacional do Consumidor), um órgão do Ministério da Justiça em conjunto com o Ministério do Turismo, está investigando as práticas de negócios de 123Milhas e de outras empresas semelhantes, como a Hurb.

Várias pessoas foram prejudicadas pela decisão da empresa de cancelar os pacotes de viagem. Em resposta, 123Milhas prometeu fornecer vouchers para esses clientes, permitindo-lhes fazer novas compras em outras categorias em seu site.

O cancelamento dos pacotes de viagem

O cancelamento dos pacotes de viagem vendidos por 123Milhas levantou diversas questões. A razão oficial dada para o cancelamento foi a incapacidade de fornecer os serviços pelo preço acordado pelos clientes.

Os pacotes promocionais ofereciam preços baixos para passagens e hospedagens, bem abaixo da média do mercado. No entanto, alguns pacotes não tinham uma data de viagem definida.

Isso se deve ao fato de que a empresa precisava encontrar os dias mais baratos para voos e estadias. Com o aumento da demanda por viagens após a pandemia, a inflação em serviços como passagens aéreas e hospedagens começou a impactar o custo total das viagens.

Como resultado, 123Milhas e empresas semelhantes passaram a ter dificuldades em encontrar opções dentro do preço estabelecido nos pacotes de seus clientes. Isso resultou em perdas para essas empresas.

viagem
Viagem turismo. Imagem: istockphoto.

Implicações e próximos passos

A suspensão de 123Milhas do Cadastur e a subsequente investigação levantam questões importantes sobre o modelo de negócios da empresa e suas práticas. O impacto no setor de turismo e em seus clientes também é motivo de preocupação.

Enquanto a investigação continua, é crucial que os clientes afetados sejam compensados adequadamente. Da mesma forma, é necessário garantir que práticas semelhantes não se repitam no futuro.

A suspensão e a investigação de 123Milhas são um lembrete importante de que a transparência e a ética nos negócios são fundamentais para a confiança do cliente e o sucesso a longo prazo.

Sobre a empresa 123Milhas

123milhas é uma agência de viagens online conhecida por oferecer diversos serviços e produtos de viagens, como passagens, hospedagens e aluguel de carros.

Recentemente, a empresa tem sido objeto de discussão devido à suspensão de seus pacotes promocionais e à emissão de passagens com datas flexíveis, também conhecidas como “Promo”.

Quem comanda a 123Milhas?

123Milhas é administrada por três sócios, Ramiro Julio Soares Madureira, Augusto Julio Soares Madureira, e a Novum Investimentos e Participações. A empresa está sediada em Belo Horizonte (MG) e no início deste ano, anunciou a fusão de seus negócios com a MaxMilhas, uma das maiores agências de viagens online do país.

O histórico da 123Milhas

123Milhas já foi notificada no passado pelo Procon-SP sobre a não entrega de bilhetes aéreos e vouchers de hospedagem. O órgão de defesa do consumidor solicitou que a empresa apresentasse um plano de devolução dos valores pagos pelos clientes que não receberam o serviço acordado.

Há risco de falência para a 123Milhas?

A empresa afirma que a sua linha de pacotes promocionais representa apenas 7% de todos os embarques feitos pela companhia em 2023. Entretanto, advogados e especialistas têm opiniões divergentes sobre a situação financeira da 123Milhas.

O que dizem os especialistas?

Enquanto alguns advogados veem o cenário atual como um sinal de alerta para a situação financeira da 123Milhas, outros acreditam que é necessário aguardar mais esclarecimentos da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.