Matriz SWOT – Não é culpa, é responsabilidade! – parte 3

O que acontece fora da sua empresa não é culpa sua, mas a partir do momento em que possui uma informação, é sua responsabilidade a ação que vai tomar em relação a ela. Saiba como analisar fatores externos!

Dividimos a série “Matriz SWOT” em 4 partes . Nesta terceira parte falaremos sobre análise do ambiente externo.

Ambiente externo

Fatores externo não controlamos, a pandemia é um grande exemplo atual de ambiente externo. Como citamos anteriormente, na prática da matriz SWOT, uma mesma situação pode ser uma ameaça ou uma oportunidade.

Tudo tem dois lados

Essa dúbia interpretação é multifatorial, ou seja, varia de acordo com quem estiver analisando. Muitas empresas faliram nesta pandemia, outras tantas surgiram através da criatividade.

Na mesma situação, o que para um empresário foi uma ameaça, para outros tantos foi uma oportunidade.

Por conceito administrativo:

Oportunidades

Quando cenários externos criam ambientes favoráveis para uma empresa.

Um exemplo bem simples, você tem uma loja de chocolates, e está se aproximando o dia dos namorados, pode ser uma oportunidade.

A partir dessa data pode tomar uma ação para atrair clientes.

Ameaças

Ambiente desfavorável para a empresa, oriundos de fatores externos

É o que representa essa pandemia para muitas empresas, todavia, como dito acima, na prática a visão cultural muda um pouco os conceitos.

Para praticar a análise SWOT deve realizar os seguintes passos:

  • Analise quais são as forças da sua empresa;
  • Assim como as fraquezas;
  • O que você enxerga atualmente como oportunidade;
  • O que pode ser uma ameaça.

Esses passos são de extrema importância para o sucesso de sua análise, pense sobre essas definições dentro dos conceitos da empresa, com base na missão, visão e valores.

Entretanto, não desconsidere fatores atuais como a pandemia e o avanço tecnológico.

Determine forças que podem potencializar as possíveis oportunidades;

E também forças que podem combater as ameaças iminentes ou não.

Podem ser as mesmas forças, ou diferentes, o que importa é que façam sentido para o seu negócio.

Após esse passo, determine fraquezas que possam atrapalhar a fluidez das oportunidades, assim como fraquezas que possam fortalecer as ameaças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.