Formas de realizar o marketing digital do seu negócio

Muitas empresas ainda não utilizam o marketing digital como uma forma de atrair clientes, aqui vamos dar alguns motivos para investir nele.

Como investir no marketing digital da minha empresa? Como divulgar minha marca? Minha empresa está sendo vista pelo meu público-alvo?

Essas são algumas das diversas dúvidas, que os empreendedores têm ao iniciar um negócio, ou mesmo aqueles que já empreendem há um tempo.

Muitas empresas tem uma equipe designada somente para fazer o marketing, já outras, contam apenas com a ajuda de um profissional autônomo.

Mas independentemente de como é feito, o importante é investir no marketing digital, e ter alguém com conhecimento específico para isso.

Já por outro lado, existem ainda empreendedores que não investem e não sabem da importância do marketing no seu negócio.

Vamos mostrar então, como o marketing digital bem feito pode ajudar a alavancar suas vendas, e atrair mais clientes.

O que é o marketing digital?

Primeiramente, vamos começar explicando que o marketing digital não é fazer propaganda, mas sim posicionar um produto ou serviço corretamente no mercado.

A primeira coisa que devemos analisar ao investir em marketing digital é o planejamento da empresa.

Partindo do princípio que, o marketing deve elaborar um plano específico por produto, região e mercado.

O planejamento do marketing é baseado nos 4Ps, e os elementos básicos são:

  • Preço – quantidade de dinheiro que os consumidores têm de pagar pelo produto.
  • Produto – oferta tangível da empresa para o mercado
  • Praça – tornar o produto acessível e disponível aos consumidores alvo
  • Promoção – comunicar e promover os produtos junto ao mercado-alvo

Mas vamos focar no empreendedor que não conhece nada de marketing, por exemplo, uma pessoa que está começando seu negócio, uma clínica de estética.

Ele não tem experiência, nem conhecimento igual ao de um profissional de marketing.

Não que essa pessoa não irá conseguir desenvolver estratégias de marketing, porém, pode ser que não seja tão eficiente quanto a de um profissional.

Dessa forma, ela estará deixando de alcançar o público que ela realmente deseja, por não saber aplicar de forma correta as estratégias.

Marketing de relacionamento

Conhecido como CRM, significa conhecer o comportamento do cliente a fim de desenvolver ações que gerem retorno em lealdade e lucratividade.

Esse, é um processo de mão dupla, em que as informações coletadas, se transformam em um relacionamento positivo e consistente.

Através dele, é possível melhorar a comunicação com o cliente certo, oferecendo o preço e o produto adequado, pelo canal correto e na hora mais apropriada.

Vendas X Marketing digital

Muitos profissionais de vendas ainda não estão totalmente conscientes da importância de fornecer informações para o sistema de marketing.

Mas muitas empresas estão realizando treinamentos com os vendedores no sentido de mostrar os resultados que eles podem colher.

Além das informações sobre os clientes, é necessário também obter dados de marketing por meio de:

  • Publicações existentes no mercado
  • Contatos realizados com clientes e concorrentes
  • Compra de informações, pesquisas e banco de dados de fornecedores externos.

Para tomar uma decisão em marketing digital, é preciso conhecer o consumidor, chamado também de persona, que pode ser realizado através de pesquisas.

A pesquisa de marketing ajuda a definir tendências e direções para os negócios.

Agora que você já viu alguns dos motivos de investir no marketing digital da sua empresa, se você ainda não faz nenhuma dessas ações, chegou a hora!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.