Loja virtual- como fazer seu planejamento estratégico

Quando surge a ideia ou a oportunidade de começar a empreender, vem com ela a ansiedade de começar logo a trabalhar e colocar a loja virtual no ar.

Porém, não podem ser esquecidas todas as etapas antes disso, que precisam ser planejadas e bem elaboradas.

Parece simples colocar para funcionar uma loja virtual, mas ela requer cuidados como qualquer outro tipo de negócio, planejamento estratégico, financeiro, metas de vendas, divulgação dos produtos, e pesquisa do público alvo.

Para montar sua loja, antes de tudo você precisa ter em mente que, sem dedicação, perseverança, e paciência nenhum negócio tem futuro, mesmo por que dificuldades vão sempre aparecer e o empreendedor precisa estar pronto para isso.

  1. Planejamento

Uma das vantagens da loja virtual é que inicialmente o empreendedor não precisa de grande investimento financeiro, pois não precisa se preocupar com estrutura, aluguel entre outras contas.

Mas precisa se preocupar com o produto que será oferecido, e o local onde ele será armazenado. Aconselha-se antes de comprar esses produtos analisar se o espaço reservado para isso será suficiente.

No planejamento deve constar também se você pretende em curto prazo incluir mais itens em sua loja e se espaço continuará sendo suficiente, pois caso contrário será preciso encontrar outro lugar.

2. Metas e Objetivos

Coloque no planejamento todas as metas que você pretende atingir em curto e longo prazo.

É a hora de definir seus objetivos e o que você quer alcançar com sua loja virtual e estabeleça metas de vendas.

Suas metas e objetivos devem ser claros, defina um tempo limite para atingir cada um deles, e qual caminho irá seguir para alcançá-los.

3. Datas importantes

Se planeje também para datas importantes do ano, aquelas datas que você sabe que o consumismo aumenta, e as vendas consequentemente também, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal entre outros.

Nessas datas a procura pelos produtos podem aumentar e sua loja precisa estar preparada para atender a demanda, analise se o estoque irá conseguir dar conta do número de vendas, e se você conseguirá entregar os produtos na data combinada.

4. Logística e estoque

Esse é um passo muito importante, e precisa ser muito bem planejado e organizado.

Seu estoque precisa estar sempre bem organizado e contado, para não vender produto que não tem a pronta entrega, atrasando a entrega e causando um mau estar entre você e o cliente.

Atente-se principalmente aos produtos que você colocar em promoção para que tenha sempre ele disponível.

A entrega deve ser muito bem planejada, se a data de entrega foi prometida até dia “X” certifique-se que ela chegará até esse cliente na data prometida. Envie sempre o rastreio para o cliente para que ele possa acompanhar todo o processo de entrega.

Um bom atendimento, prazos de entregas cumpridos e uma loja organizada, são fatores essenciais para fidelizar um cliente e atrair cada vez mais pessoas para sua loja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.