Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Logística, saiba a importância dela na empresa!

A logística além de ser essencial na empresa, ela influencia em todas as outras áreas de uma empresa.

O planejamento de logística auxilia a empresa em todo o processo desde a chegada da matéria-prima na empresa, passando para a fabricação, armazenamento no estoque, e por fim, a chegada do produto final até o cliente.

Os colaboradores dessa área, estão sempre mexendo com planilhas, sistemas de controle de estoque, e negociando com fornecedores.

No planejamento todos os detalhes referentes ao produto, são analisados, até mesmo a programação para o transporte sair corretamente.

Mas afinal, o que faz a logística?

Em um geral, ela gere e administra todos os recursos da empresa, incluindo processos de produção, controle e distribuição.

Entre suas tarefas estão:

  • Organizar estoque
  • Controlar entrada e saída
  • Gerir compras
  • Direcionar os materiais
  • Garantir o transporte das mercadorias

Ao executar com cuidado esse setor, a empresa ainda reduz gastos e controla os recursos disponíveis nos depósitos.

Etapas

  • Administração de materiais e produtos – Nessa etapa é realizada um levantamento de tudo que cada área da empresa está precisando.  Reúne tudo o que é necessário para a produção dos produtos.

Por isso, é essencial o controle de estoque, ele precisa estar devidamente organizado e preenchido com as demandas que surgirem.

  • Armazenamento

Aqui ocorre todo o processo de proteção, conversação e controle dos produtos que estão disponíveis no estoque. Até serem transportados os produtos ficam em um espaço chamado centro de distribuição.

  • Distribuição

Aqui é controlado os prazos e os equipamentos usados para o transporte dos produtos para o consumidor.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

  • Compras

Nessa etapa é feita a negociação com os fornecedores, para a escolha da melhor opção entre melhor produto, preços etc. É preciso que a equipe seja organizada para muitas reuniões e ligações.

  • Transporte

Nessa etapa, vamos dizer que final do processo, é escolhido o meio de transporte para a distribuição das mercadorias, dos equipamentos necessários, do controle de prazos da entrega.

Lembrando que tudo deve ser feito com muita cautela, para que o produto chegue até o consumidor em bom estado e no prazo estipulado.

Com um bom planejamento e uma boa organização, é possível manter a logística da empresa sempre bem controlada, possibilitando assim mais eficiência no atendimento e redução de custos.

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?