Inovação Aberta – Novo Conceito Empreendedor

Inovação Aberta – Um conceito empreendedor

Dentro do empreendedorismo é importante inovar e abranger as soluções. Por isso, o conceito de inovação aberta é uma abordagem que melhora determinada área ou empresa.

No entanto, essa abordagem não se limita aos negócios, sendo também usada em outros ambientes, como universidades e escolas, por exemplo.

Princípios da Inovação Aberta – Novas Conexões

Os princípios da inovação aberta são baseados em aberturas para novas culturas, mudança de mindset e novas conexões.

Colaboração entre as empresas faz parte da inovação aberta. Dessa maneira, as empresas trocam experiências sobre melhorias e inovação.

O foco da empresa sempre gira em torno da empresa de forma geral, e não apenas em uma equipe ou setor.

Aprender com empresas inovadoras, mesmo que sejam entrantes no mercado, assim sendo, na inovação aberta o importante é quem inova e não exatamente quem tem mais experiência de mercado.

Benefícios da Inovação Aberta para o empreendedor

Há muitos benefícios na implementação do conceito de inovação aberta. Tais como:

Redução do tempo entre a ideia e seu desenvolvimento, bem como a comercialização.

Sendo assim, através dessa maior facilidade para comercializar um produto é possível ganhar novos mercados. Ao passo que a própria inovação aberta pode criar nichos de mercado através da inovação.

Os custos são reduzidos dentro das etapas de processo, tanto para elaboração, como para a comercialização do produto.

Maior aceitação do público e ideias melhoradas

As chances de aceitação do público através da inovação aberta também são maiores, visto que os clientes participam do processo através das mídias sociais e outros canais disponibilizados pelas empresas.

A inovação aberta é baseada em ideias, sendo assim, gerar ideias é a base do conceito. De modo que quanto mais conhecimento, melhor para a inovação ser aberta. Assim sendo, outras ideias podem agregar à original, impulsionando o negócio e o produto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.