Gestão Financeira – Análises Diversas

Gestão financeira e estratégias diversas

Uma gestão financeira pode requerer muitas análises, todavia é uma necessidade de todas as empresas, independentemente do seu porte, segmento ou nicho de atuação.

Por isso, o ideal é que o empreendedor faça uma análise financeira antes mesmo de adentrar o mercado. Todavia, caso seja preciso avaliar suas finanças no momento atual, é totalmente possível que analise para que possa elaborar estratégias.

Mapeamento da situação real da empresa 

Sendo assim, o empreendedor deve realizar um levantamento da situação e um mapeamento das necessidades da empresa. Assim sendo, a gestão pode avaliar a sua real situação, bem como pode verificar todo o valor que está disponível no momento para o capital de giro do negócio.

Além disso, é necessário separar as finanças pessoais das finanças da empresa, caso estejam misturadas. Isso porque essa mistura tira o foco da realidade financeira do negócio.

Plano de direcionamento orçamentário e inovações do mercado

Sendo assim, é necessário que calcule os retornos para verificar a real lucratividade das suas ações até então. Por isso, é importante que a gestão não aprove nenhum tipo de projeto até realizar esse levantamento para que possa posteriormente fazer um plano orçamentário de inovações.

Por isso, é fundamental que faça um fluxo real de entradas e saídas financeiras, ao passo que analise todas as contas em atraso. Somente assim, calculando juros e atualizações poderá de fato entender o quanto a empresa está negativa, se for o caso, para que possa solicitar uma linha de crédito, por exemplo.

Além disso, essa linha de crédito precisa estar amparada dentro do planejamento estratégico. Portanto, uma devida gestão financeira requer acompanhamentos e análises diversas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.