Gestão Empresarial e Administração – Há diferenças? – Parte 1

Acabe com as dúvidas sobre os conceitos dos termos Gestão Empresarial e Administração, nesta série onde falaremos sobre cada um deles, assim como seus pontos de diferenças.

Dividimos a série “Gestão Empresarial e Administração” em 6 partes. Essa série tem o objetivo de esclarecer as principais diferenças entre as áreas, uma vez que são difundidas como iguais, porém cada uma possui suas particularidades.

Nesta primeira parte falaremos sobre o conceito de Administração.

Empreendedor é importante saber

Sempre falamos sobre estratégias para o empreendedorismo, e a importância de administrar o seu negócio. Mas você sabe a diferença dos conceitos entre a administração e gestão empresarial?

Apesar dos termos serem usualmente falados no mundo corporativo, eles representam distintos conceitos.

Vamos falar sobre as particularidades de cada um, para acabar com a confusão entre eles de todas as formas.

Administração

Administrar envolve planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos tangíveis e intangíveis, ou seja, recursos físicos e virtuais que estão disponíveis na empresa.

Seria uma organização de tempo, dinheiro, pessoas, insumos e a tecnologia da empresa, com a finalidade desenvolver a estratégia de negócios.

O que é Administração de empresas?

Segundo a Teoria Clássica da Administração, Fayol determinou que o administrador possui a responsabilidade direta por conduzir a empresa, tendo a objetividade de alcançar as metas da empresa.

Como tudo o que precisa ser atualizado, foi incorporado ao conceito de Administração que as atividades que fazem parte do processo também estão vinculadas ao administrador.

Essas atividades são aquelas que visam a construção de projetos, controles e melhorias de processos e sistemas.

O administrador organiza as partes do negócio de forma a ter uma visão do resultado final, atuando com cenários previsíveis.

Nas próximas postagens explanaremos mais este assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.