Gestão do Conhecimento – A sabedoria direcionada para os negócios

Você sabia que as empresas que se preocupam em alimentar o conhecimento dos funcionários tendem a crescer mais rápido? Saiba mais sobre como gerir esse tão importante e complexo conhecimento.

A revolução é o conhecimento

Estamos vivendo constantes mudanças e as empresas que acompanham esse cenário procuram desenvolver seus funcionários.

Para que esse desenvolvimento ocorra de acordo com as necessidades, dada complexidade que é o conhecimento, algumas ações podem ser tomadas:

Programas de Treinamentos e Desenvolvimentos  e Universidades Corporativas.

Vantagens de gerir a sabedoria 

A empresa que trabalha com gestão do conhecimento, vai além da gestão de pessoas e se torna bastante competitiva no mercado, podendo, até mesmo, ter mais visibilidade na mídia, o que aumenta seu núcleo de clientes.

A gestão do conhecimento em uma corporação só faz bem: minimiza os conflitos, otimiza tempo e demais recursos, motiva o quadro de colaboradores, amplia a marca no mercado e conquista mais clientes.

Além disso, trabalhar com a Gestão do Conhecimento, meio que obriga a empresa a ficar sempre de olho nos movimentos do mercado em que atua, assim é possível se antecipar as crises, sendo parte de uma gestão estratégica.

Como aplicar a Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento Organizacional, apesar de considerada um subsistema de Recursos Humanos, precisa de uma estrutura focada para sua administração.

Assim sendo, o ideal é que a área seja implantada de forma individualizada, optando pela contratação de profissionais com formação em RH, além de profissionais das áreas de marketing, pedagogia empresarial ou psicologia organizacional.

Muitos professores universitários também atuam em universidades corporativas, e isso é extremamente valioso para sua empresa.

Conhecimento é direção

Empresas que se preocupam com a gestão do conhecimento organizacional podem ser compreendidas como companhias que têm identidade, autenticidade, personalidade e força em seu campo de atuação.

Ainda que o conhecimento seja impossível de ser gerido com exatidão por tudo o que ele envolve,  pode ser direcionado.

É esse direcionamento que é dado pelos estudos e treinamentos.

Realizar a gestão do conhecimento na sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.