Gestão de Projetos – Parte 2

Você sabia que três indicadores podem informar todo o andamento do seu projeto? Afinal, projetos e processos, não estamos falando da mesma coisa? Confira essas dicas e respostas para ter sucesso nos projetos de seu empreendimento!

Essa série “Gestão de Projetos” foi dividida em dois artigos. Nessa segunda e última parte, entenderá mais sobre os benefícios intangíveis desse gerenciamento.

Há três indicadores importantes quando falamos de sucesso de um projeto:

Prazos – Está tudo conforme o planejado? As entregas previstas serão cumpridas?

Custos – Está tudo dentro do orçamento? Se houve variação de custos, o motivo justifica?

Tarefas – Estão sendo feitas dentro do cronograma? Todos estão apresentando resultados?

Acompanhe esses índices para direcionar a equipe e ter sucesso na sua implantação.

Há diferenças entre Projetos e Processos?

Sim, há diferenças, embora pareça o mesmo gerenciamento, a atenção que eles requerem não é a mesma.

Um projeto é tudo o que será feito, isso inclui o planejamento completo. Já o processo é a sequência de cada etapa. Tanto que, se for possível rever o escopo do projeto, quanto mais etapas dos processos forem eliminadas, melhor para todos. Claro, desde que não faça diferença no resultado final.

A sua empresa tem benefícios com essa gestão:

  • Fluxo de tarefas simplificado;
  • Controles implementados (que podem continuar após o projeto);
  • Monitoramentos de forma geral;
  • Padronização de indicadores.

E esses benefícios podem ser levados para dentro de qualquer planejamento, e qualquer área, para que tenha sucesso em suas implantações e melhorias.

Uma gestão de projetos bem-sucedida vai além do projeto

É preciso ter um a equipe capacitada, e temos algumas sugestões:

Reforce as habilidades de cada um – peça ajuda a um profissional de Recursos Humanos para analisar e reforçar as habilidades de cada pessoa de sua equipe, no mínimo precisará de pessoas com liderança, boa comunicação e objetividade.  Mas muitas pessoas agregam diferenciais interessantes dentro de um projeto.

Invista em curso de gestão de projetos – incentive sua equipe a conhecer as técnicas para as melhorias de sua empresa e otimização do trabalho. Além disso, você desenvolve seu funcionário e melhora o fluxo de trabalho para todos.

Não ignore etapas de processos – nem despreze a monitoria constante de um projeto, respeitando essas fases e particularidades que possam surgir, terá sucesso nessa implementação ou implantação, seja você um empreendedor que possui um projeto, ou um profissional que atua na área de projetos.

Realizar a gestão de projetos de sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.