Gestão de Processos – O que é?

A Gestão de Processos de um negócio é uma forma de gerenciamento que visa cumprir a missão da empresa. No entanto, não se trata de uma metodologia. Confira!

Gestão de Processos

A Gestão de Processos é uma forma de gerenciar o negócio, ao passo que é um conjunto sequencial de atividades que, quando executadas alcançam um objetivo específico.

Os processos podem ser por um pedido ou por departamentos. Sendo assim, os processos se dividem em:

Processos essenciais

São atividades fundamentais para que a missão da empresa seja cumprida. São processos diretamente ligados ao valor que a empresa entrega ao cliente.

Os processos primários podem ser o desenvolvimento de produtos.

Processos de Suporte

São processos de apoio, podem ser primários ou gerenciais.  Por exemplo, a gestão do processo essencial.

Processos de gerenciamento

Esses processos não agregam valor direto ao cliente, todavia direciona os processos em andamento.

Os processos de Gestão controlam a operação, gera políticas e normas, realiza ajustes conforme a necessidade.

Sendo esse tipo de acompanhamento um gerenciamento do negócio a partir do controle de processos. Sendo assim, a visão é holística.

Equilíbrio na empresa

Esse tipo de gerenciamento equilibra a empresa, bem como acompanha os resultados.

O gerenciamento de um processo ocorre desde a entrada do insumo até a finalização do processo.

Cada processo tem o seu gerenciamento, ao passo que envolve muitas áreas.

O gerenciamento não é metodologia

Importante lembrar que gerenciar os processos não é metodologia e sim uma forma de administração.

A Gestão dos Processos é uma forma de garantir que os processos sejam feitos, ao passo que fluam dentro de um planejamento estratégico.

Os processos primários, que são os essenciais ficam na sob o gerenciamento ao passo que o suporte dos processos essenciais atua em atividades importantes, porém que não necessitam de gestão ativa.

 

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