Gestão de Compras – O preço da sua pressa

Não pode comprar tudo só porque acabou,  esse descontrole nas compras da sua empresa reflete em custos adicionais. Saiba como não pagar pela sua pressa!

Cresça sim, mas não a qualquer custo!

Os produtos acabaram e precisa comprar tudo urgente porque a produção não pode parar!

A falha está no que aconteceu (ou não) antes desse fato. A ausência da gestão das compras da sua loja, comércio, indústria. Não importa o ramo, realizar a gestão do que entra na sua empresa é papel principal de quem visa crescimento.

Da mesma forma, não pode precisar de algo com tanta urgência que pague qualquer valor, sem pesquisar.

As duas vertentes dizem a mesma coisa, está na hora de planejar as suas compras.

Caso não tenha uma gestão de compras, sempre pagará o preço da sua pressa, e isso pode sair caro!

Pilares da gestão de compras

Dentro da gestão de materiais de uma empresa não basta analisar o estoque, precisa verificar como estão as suas compras.

Para gerenciar as compras de uma empresa, é necessário:

  • Negociar as formas de aquisição;
  • Analisar prazos de pagamento e recebimento;
  • Fechar contratos;
  • Manter um bom relacionamento com os fornecedores.

Comprar o quê?

Para negociar as formas de aquisição precisa definir o que vai adquirir. Sabemos que uma boa gestão não funciona baseada em opiniões, e sim dentro de um bom planejamento.

Se existe um controle do volume de vendas e de estoque, a gestão de compras é quase sequencial. Essa é a importância do planejamento quando falamos em gestão de materiais, uma área é vinculada a outra.

Prazos e contratos

Um gestor de compras não compra no impulso. Ele pesquisa, planeja, faz orçamentos, leva proposta de um fornecedor ao outro.

Quanto mais barato for o custo de seu fornecimento, mais barato fica para o seu cliente final.

Trabalhe com prazos, sempre!

Novamente é o momento de usar o seu planejamento. Atuar com as datas e respeitar os prazos. Da mesma forma que você pode não conseguir entregar os produtos do seu estoque em tempo hábil, o seu fornecedor pode ter ocorrências também.

Se você atua gerindo seus prazos, já tem uma flexibilidade de datas para imprevistos. Resultado? Não perderá vendas por não ter o produto na exata data de entrega.

Acompanhe as datas dos contratos vinculados aos seus fornecimentos. Tente negociar melhorias quanto a prazos e valores antes dos vencimentos, isso fará muita diferença nas renovações.

Compre produtos para não pagar pelos clientes

As compras precisam ser encaradas como parte importante do seu fluxo de controle e devem estar sempre dentro do seu planejamento.

Não basta comprar com pressa para suprir necessidades pontuais, o risco do pontual virar rotina é o descontrole. Atue com todas as possibilidades dentro das previsões para que não acabe pagando para ter clientes. Não colocamos as aspas aqui porque nesse caso, pagará mesmo só para ter a presença do cliente em sua loja, já que perdeu seu lucro quando não planejou.

Realizar a gestão das compras da sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.