Gerenciamento de Projetos – Complemento Holístico

Necessidades estratégicas e o gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos é necessário para tornar mais eficientes as implementações de uma empresa. Além disso, é um complemento necessário no que tange as necessidades estratégicas.

Sendo assim, o gerenciamento de projetos diz respeito ao planejamento, execução e monitoração de um projeto, em todas as suas fases.

Levantamento de necessidades e escopo analítico 

Quando uma empresa realiza um levantamento de necessidades, e dentre essas necessidades, surge uma implementação, é necessário que haja um escopo desse projeto. Dessa forma, é possível analisar diversos fatores que são inseridos em um planejamento estratégico quanto a esse projeto, como orçamento, prazo, responsável, cotações etc.

Por isso, um projeto precisa de gerenciamento desde o escopo até a sua finalização. Ao passo que gerenciar o projeto é uma necessidade inerente a todas as empresas, principalmente no que tange ao orçamento, visto que fatores externos podem alterar valores cotados anteriormente.

Limite orçamentário e gestão holística 

Assim sendo, a gestão da empresa pode estabelecer um limite orçamentário e de prazo, visto que um projeto que se arrasta muito e estoura orçamentos pode se tornar obsoleto e inviável.

Portanto, o gerenciamento de projetos visa estabelecer uma conexão entre a necessidade, a ideia do projeto e a realidade. Visto que ao gerenciar os detalhes, a empresa evita desperdício de recursos com projetos parados.

Além disso, o gerenciamento de projetos ampara outras estratégias necessárias para as empresas, de forma que complementa a gestão holística.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.