Franquias – O risco é não enxergar os riscos! – Parte 1

Deseja empreender no ramo de franquias? Analise os riscos e tenha em mente as suas responsabilidades enquanto franqueado.

Dividimos a série “Franquias” em duas partes para que possamos explorar as vertentes sobre esse investimento. Nesta primeira parte falaremos sobre o risco de mercado desse investimento.

Empreender requer que aceite correr riscos, embora essa não seja uma condição apenas do empreendedorismo, as incertezas do caminho barram muitos inícios. Entretanto, muitos empreendedores segmentam seus investimentos no ramo das franquias.

Franquia é sinônimo de estabilidade?

As franquias possuem uma ideia de estabilidade e segurança, isso em razão de estar empreendendo com foco numa marca já construída pelo mercado.

Ao empreender no ramo de franquias a ideia de estabilidade é por conta de que está comprando algo pronto, que já foi construído, sem ter a preocupação de construção da marca.

Entretanto, as franquias também possuem seus riscos, ainda que invista numa marca consolidada, o seu papel como franqueado é manter a marca dentro do conceito da própria, sem alterar as condições negociadas em contrato.

Todavia, as franquias obviamente são de responsabilidade do franqueado, independentemente do contrato, a marca não pode perder a essência.

Para adquirir uma franquia avalie:

Os riscos de mercado

Sim, não pense que há segurança total no mercado atual, e se alguém tentar te vender uma marca sem riscos, não seja franqueado dessa marca.

A instabilidade do mercado precisa ser considerada, porém a análise de perfil e o plano de negócios podem direcionar os negócios.

Considere:

Ramo de interesse

Algo que tem a ver com você, ou minimamente que você conheça em algum aspecto, nem que seja pelo produto.

Qualidade

Avalie a qualidade do que pretende investir, seja produto ou serviço, busque algo que acredite que seja realmente de qualidade, que entregue o que promete ao cliente final.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.