Fluxo de Caixa e o Controle da Rotina da Empresa

Fluxo de caixa e as análises financeiras da empresa

O fluxo de caixa é um instrumento básico de um planejamento financeiro, por isso, é fundamental para uma empresa na sua rotina, independentemente do seu porte, nicho de atuação ou segmento.

Além disso, o fluxo de caixa apura o saldo disponível, viabilizando assim o capital de giro, amparando necessidades de eventuais gastos ou aplicações financeiras.

Sendo assim, através do fluxo de caixa é possível que a empresa tenha uma visibilidade real sobre a sua situação financeira, amparada por outras análises.

Registros de entradas e saídas para controle interno do capital de giro

Por isso, a gestão da empresa deve registrar todos os seus recebimentos, todos os seus pagamentos, bem como, lançar previsões, de forma que todas as entradas e saídas estejam devidamente registradas.

Assim sendo, a empresa deve lançar as vendas à vista e recebimento de cartões, por exemplo. Bem como, todos os pagamentos realizados, o que engloba as despesas. Dessa forma, fica mais fácil a visualização e o controle do capital de giro da empresa.

Gerenciamento de rotina e projetos viabilizados 

O fluxo de caixa ampara muitas decisões, principalmente a curto prazo. Além disso, é possível gerenciar as retiradas do caixa, o que viabiliza estratégias no que tange a saída de recursos.

Portanto, é possível realizar o fluxo de caixa através de planilhas, programas de gestão, e, até mesmo, dentro do seu software administrativo.

A elaboração do fluxo de caixa é uma necessidade, ao passo que é uma ferramenta importante para que o empreendedor avalie a liquidez do seu negócio. Dessa forma, é possível antecipar decisões sem comprometer o  lucro da empresa, minimizando dificuldades financeiras futuras e amparando projetos atuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.