Saiba motivos da sua empresa ir à falência

Todo empreendedor almeja sucesso à sua empresa, transformar ela em um negócio competitivo, fazendo o possível para vencer os obstáculos e evitar a falência.

Porém, sabemos que no meio do caminho sempre acontecem imprevistos e obstáculos são encontrados. E é necessário saber como lidar com eles para que sua empresa não chegue à falência.

Alguns elementos como esforço, comprometimento, dedicação, boa comunicação e um bom trabalho equipe são essenciais para a evolução da empresa.

A falta deles podem gerar danos e até mesmo a falência da empresa.

Aqui vamos mencionar alguns fatores que levam uma empresa a falir, e como tentar evitar que ela chegue nesse nível.

Segundo Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas, alguns deles são:

  • Não analisar o mercado antes de abrir um negócio

Bom, quando alguém decide por abrir um negócio, sabe-se que a importância de um planejamento para o acompanhamento do mesmo.

Nesse planejamento um fato necessário é a análise de mercado, saber como anda o setor que escolheu para investir, se está em baixa ou em alta.

E principalmente para que possa avaliar a possibilidade de criar algo diferente do que já é oferecido pela concorrência. O diferencial em um novo negócio é um grande passo.

  • Ficar sem recursos

Quando falamos em recursos, falamos da situação financeira.

É necessário um bom planejamento financeiro, saber exatamente quanto e como investir o capital disponível para a abertura do negócio.

Quando o investimento é mau feito, quando os recursos financeiros são mau investidos e quando não há um plano de redução de custos, é muito difícil sustentar um negócio de portas abertas.

A falta desses cuidados são os principais causadores da falência de uma empresa.

  • Falta de profissionais capacitados

Uma empresa não é feita somente pelo empreendedor, ou seja, o dono do negócio. Ele conta com a ajuda de outros profissionais para que sua empresa funcione.

Porém, se esses profissionais não forem capacitados, operacional e comportamentalmente, é necessário reverter esse quando e investir em qualificações à eles.

Pois sem essas qualificações a caminhada empreendedora da empresa se torna ainda mais difícil de ser percorrida, diz Marcus Marques.

  • Ignorar o mercado

Um bom empreendedor está sempre ligado, e atento a todos os movimentos do mercado.

Analisar as tendências e observar os passos dos seus concorrentes são formas eficazes de se manter sempre atualizado.

  • Não ouvir o cliente e o que ele quer

Partindo do princípio que o cliente é o fator principal da empresa, sem ele não existe vendas certo?

Ouvir seus pedidos, necessidades e expectativas é essencial para atendê-las sempre da melhor forma possível, assim atraindo e fidelizando os mesmos.

  • Deixando de investir em marketing

O marketing é e sempre foi uma ferramente essencial para quem quer se destacar no mercado, e atualmente na internet.

Ele oferece diversas oportunidades para a divulgação dos produtos e serviços.

Por isso é essencial que haja investimentos nessa área, pois caso contrário, as chances de aparecer para seu público-alvo diminuem, o que pode causar muitos danos também.

Portanto, segundo Marcus, saber os principais motivos que levam uma empresa à falência faz toda a diferença para que você, enquanto empreendedor; seja assertivo na gestão do seu negócio.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.