Expansão da empresa, qual momento certo?

O empreendedor que deseja expandir sua empresa precisa ter em mente que inovação é a palavra-chave do sucesso, mas, também, que a expansão da empresa requer alguns cuidados.

E que não importa o tamanho da empresa, pois enfrentar novos desafios faz parte do dia a dia de quem toca seu próprio negócio.

Seja para abrir uma nova loja, contratar um funcionário ou lançar um novo produto ou serviço, se você que é empreendedor identificou uma oportunidade, com certeza está pensando no melhor caminho para começar a expandir.

Porém, algumas dúvidas são normais nessa etapa, como expandir e quais modelos de expansão, por exemplo.

Por isso, resolvemos dar algumas dicas para poder te auxiliar nessa decisão.

Afinal, essa é uma decisão muito importante, além de escolher qual modelo se adéqua melhor a sua empresa, ainda é preciso ter atenção para crescer continuamente, porém, sem surpresas e sem correr riscos desnecessários.

Mas afinal, qual melhor momento para expansão da empresa?

Uma vez que seu produto ou serviço fez sucesso entre os clientes, é fato que o empreendedor fique feliz e tenha certeza que seu negócio está no caminho certo.

Porém, isso ainda não é suficiente para ter certeza que é o momento da expansão da empresa, alguns outros fatores também devem ser observados.

Alguns indicadores podem ser observados:

  • Lealdade dos clientes

Uma vez que seus clientes estejam vindo até a sua empresa, sem que você precise procurá-los, é um bom indício de que eles estão satisfeitos com o produto ou serviço que você oferece.

  • Pedidos para abrir filiais

Nesse caso, deve ser observado a frequência que os clientes vem pedindo para que amplie seus negócios, que abra ele em outras localidades, dessa forma, é possível observar se tem ou não abertura para esse crescimento.

  • Lucro nos últimos três anos

Esse é um fator muito importante, que deve ser analisado com muito cuidado, pois o lucro recente não é suficiente para pensar em expansão.

Porém, se ele lucro for contínuo nos últimos três anos, é sinal de que o negócio vai bem e pode-se pensar na expansão da empresa.

  • Crescimento do ramo de atuação

O empreendedor precisa estar sempre buscando informações sobre o ramo de atuação para saber se está avançando, parado ou se tem chances de acabar sumindo do mercado.

Visto que o ramo esteja crescendo, é um ótimo sinal de que sua empresa também continue crescendo.

Portanto, antes de tomar uma decisão tão importante na empresa, lembre-se de avaliar e planejar bem essas mudanças, faça as mudanças com a finalidade de alcançar o sucesso e não prejuízos.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.