eSocial – Vantagens Para As Empresas

eSocial e os envios unificados e direcionados

O eSocial é uma obrigatoriedade da empresa, sendo um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o programa que busca modernizar o cumprimento das obrigações acessórias unificando o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

Sendo assim, o eSocial exige uma série de envios, separados entre eventos periódicos e não periódicos, sendo assim, as empresas devem atuar de forma organizada e atualizada.

Vantagens para as empresas 

No entanto, essa forma padronizada de enviar informações através de única plataforma pode ser benéfica para as empresas. Veja algumas vantagens:

  •  Controles para a fiscalização;
  • Centralização de informações;
  • Eliminação da transmissão da mesma informação para os diversos órgãos do governo;
  • Envio assertivo de informações;
  • Substituição de diversas entregas de formulários e declarações, como GFIP, RAIS, CAGED, DIRF e etc pelo eSocial.

Organização e acompanhamentos sobre possíveis alterações 

Para uma empresa que se mantém organizada, o eSocial é uma otimização de tempo. No entanto, e fundamental que haja um profissional ou uma equipe para atender a essa necessidade. Assim sendo, a empresa mantém seus envios em dia, já que os profissionais farão os ajustes necessários para que os sejam feitos feito dentro do prazo.

Importante lembrar que o governo pode alterar o projeto eSocial conforme a necessidade, por isso, é importante as atualizações constantes e os acompanhamentos dos envios.

Caso a sua empresa esteja atrasada quanto a essa necessidade, vale uma força tarefa ou contratações temporárias para deixar a empresa em dia com o Fisco, afinal, o eSocial não é opcional e cabe as empresas a adaptabilidade e viabilização de fluxos para cumprir essa obrigatoriedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.