Empreendedorismo Sustentável

Empreendedorismo sustentável é um nova forma de empreender, e tem ganhado cada vez mais espaço em muitos setores.

A empresa que aplica essa forma de empreender além de gerar bons resultados no âmbito financeiro, também tem sucesso no âmbito ambiental e social.

Em 2017, a ONU e o Sebrae premiaram os vencedores do Incluir 2017, foi uma Premiação da ONU sobre Empreendedorismo Sustentável.

A seleção recebeu 857 inscrições e reconheceu dez ganhadores em categorias que abordam desde a inserção de pessoas idosas no mercado de trabalho até projetos de sustentabilidade no setor agrícola.

Os empreendedores sustentáveis se preocupam em atender com responsabilidade social e ambiental, a demanda de seus clientes, e cumprem corretamente os compromissos com o governo.

Como manter um empreendimento sustentável

Os empreendedores para manter um projeto sustentável na empresa, deve refletir sobre o futuro que quer deixar para as próximas gerações e seguir algumas práticas:

  • Cuidar da qualidade de vida de seus funcionários
  • Fechar parceria com empresas ligadas ao bem-estar social de um grupo de pessoas
  • Usar máquinas novas, que não gastem muita energia
  • Diminuir o uso de embalagens ou trocas por materiais que causem menos impacto na natureza
  • Aplicar aos colaboradores o us individual de canecas, diminuindo o consumo de copos plásticos.

Mas nem todas as empresas as vezes tem a possibilidade de transformar a empresa toda, mas pode adequar algumas situações simples como reaproveitar papel, desligar alguns aparelhos que não estão sendo usados por exemplo.

É uma ação muito legal, pois além de dar “exemplo” aos colaboradores, desperta a vontade neles também de fazer isso em suas casas, repassar esses ensinamentos a família, aos filhos.

Se cada um fizer um pouquinho, acaba se tornando muito e nosso ecossistema precisa da nossa colaboração.

Empresas iniciantes

Para quem está inciando agora no ramo de empreendedorismo, é uma ótima opção planejar e investir nesse novo empreendedorismo sustentável.

Aplicando desde o início esse modelo de empreender, você já vai educando seus colaboradores, fornecedores de como a sua empresa funciona.

Para aplicar isso aos seus colaboradores, reúna todos eles, explique a importância de aplicar o empreendedorismo sustentável, e conscientize a todos, mostrando todos os planos da empresa, mostre os exemplos e mostre o rumo.

Muitas empresas grandes estão ganhando ainda mais público e destaque, depois que se tornaram sustentáveis, a Natura por exemplo, procura desenvolver inovação e sustentabilidade focada em soluções de biotecnologia.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a isso tudo, a procura só tem aumentado por produtos ecologicamente corretos.

E a sua empresa, já faz sua parte no empreendedorismo sustentável?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.