E-Grocery: O que é e como funciona?
A expansão do supermercados e-commerce.
O supermercado online está entre os nichos que mais cresceram, devido a mudança de comportamento dos consumidores diante a pandemia.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou a abertura de 107 mil lojas virtuais, em pouco mais de dois meses, entre 23 de Março e 31 de Maio.
Os itens que mais impulsionaram esse crescimento foram: produtos de limpeza, alimentos, bebidas, roupas e calçados.
Aumentou, inclusive, a procura por bens não duráveis na internet, o que antes não fazia parte da cultura brasileira.
Crescimento das vendas virtuais
O crescimento das vendas do comércio eletrônico em todo o mundo tornou o varejo mais complexo e competitivo.
Levando os grupos de varejo de supermercado a implantarem plataformas online, para explorar novas oportunidades em vendas em todo o mundo.
Os benefícios das compras online são diferentes, para os varejistas e para os consumidores.
Para os varejistas de supermercados online, fornecem horários de negociação ilimitados, maior alcance geográfico, aprimora o atendimento ao cliente, reduz ciclo de produção e cria transações mais rápidas.
O E-grocery para os consumidores, já fornece valor econômico, ampla variedade de produtos, conveniência, economia de tempo, entrega em domicílio e acesso a vários mercados.
Dificuldades do E-Grocery
Os produtos perecíveis ainda são um grande desafio para os e-grocery, pois os alimentos possuem um período curto de frescor, com isso os clientes esperam uma entrega pontual com produtos bons e de qualidade.
Nessa hora entra um outro desafio, a parte de logística, pois antes o consumidor realizava a compra no mercado, agora online a parte de separar produto, checkout, embalagem e transporte fica por conta do mercado.
Lembrando que o lucro e o sucesso do E-Grocery depende da excelência do transporte, gerenciamento e distribuição do estoque.
Disponibilidade do produto
Estar atento ao que está sendo oferecido e o que tem no estoque é fundamental, além de criar uma credibilidade com o cliente.
Como as compras online são imprevisíveis, os pedidos podem exceder os níveis regulares de estoque, gerando assim uma frustração do cliente.
Treinamento de funcionários
Os funcionários que atuam nesse ramo precisam estar qualificados e ter a experiência necessária, especialmente os cargos de gerente, compradores pessoais e motoristas.
Devido a isso, é importante o treinamento da equipe, e também de funcionários de outro setor, pois na ausência de um funcionário, um outro também pode realizar a operação.
Por fim, quem empreende nesse ramo precisa saber que, a satisfação do cliente é a principal preocupação.
Manter alimentos frescos, uma boa logística e funcionários prontos para atender é essencial.