Design Sprint – Uma Metodologia de Gestão

Design Sprint é um método que coloca uma ideia em prática em apenas cinco dias. E o melhor, diminui custos de investimentos e tempo da equipe. Conheça os detalhes!

Você conhece a metodologia Design Sprint?

Design Sprint trata-se de uma metodologia que permite colocar uma ideia em prática em apenas cinco dias.

Esse método ficou famoso após a publicação do livro Sprint  escrito por Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, em 2016.

O Design Sprint é uma inovação disruptiva, uma vez que melhora processos antigos, que demoravam até meses para serem finalizados.

Há quem diga que o Design Sprint é voltado para empresas de desenvolvimento de Software, no entanto, muitas empresas têm sucesso com a metodologia aplicada em qualquer área.

 Aplicação em 5 dias

O funcionamento do método Design Sprint foi idealizado para o empreendedorismo, e sua aplicação é muito simples. Sendo uma ferramenta ideal na sua Gestão de Processos.

Segunda-feira – Mapeamento

A empresa cria um plano do processo.  Sendo assim, a necessidade é levantada e a equipe alinhada, ao passo que fica claro o objetivo do Design Sprint. Todavia, não é o momento de pensar de forma cronológica, e sim de forma eficaz.

Terça-feira – Definições

No dia seguinte ao mapeamento, por conseguinte é um momento de definir possíveis soluções para as situações levantadas.

É feito um esboço das possíveis soluções, validando as opiniões de cada membro da equipe. Assim sendo, alternativas surgem para o problema levantado anteriormente.

Quarta-feira – Decisão

Nessa fase do processo Design Sprint a  decisão ocorre sobre a solução. Assim sendo, os caminhos são afunilados para um único foco.

A equipe inteira participa da decisão. Assim sendo, a solução decidida é viável para o projeto, desde a operação até a entrega ao cliente.

Quinta-feira – Simulação

Neste dia o protótipo do projeto é feito, ou seja, a simulação da solução. É importante levar o projeto para um cenário realista para analisar a qualidade e a viabilidade dessa solução.

Sexta-feira – Testes e Entrevistas

Nesse momento as pessoas envolvidas diretamente na usabilidade dessa solução passam por entrevistas. Assim sendo, o feedback delas é que define a viabilidade da realização do projeto.

Só vale à pena investir em um projeto se o seu protótipo for promissor.

Método eficaz

Há ferramentas no mercado que simulam o método Design Sprint. Entretanto, pode fazer uso do Trello, bem como um cronograma que melhor se adapte à sua gestão.

O Design Sprint é uma otimização dos processos e melhoria para sua Gestão Holística.

Fazer uso do Design Sprint é um dos caminhos para o seu sucesso!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.