Depreciação – Empreendedor, não fique parado, é seu ativo imobilizado! – Parte 8

Neste artigo falaremos os motivos pelos quais é viável ao empreendedor acompanhar a depreciação do ativo imobilizado de sua empresa, assim como, o que a empresa ganha com isso.

Dividimos a série “Depreciação” em oito partes. Nesta oitava e, portanto última parte, falaremos sobre os motivos pelos quais é viável ao empreendedor ter essas informações.

A série “Depreciação” tem o objetivo de trazer ao empreendedor uma explanação sobre como a depreciação pode impactar nos seus impostos. Trouxemos os cálculos com a finalidade de exemplificar, uma vez que neste caso, a teoria não clarifica a informação tanto quanto visualizar os efeitos da depreciação numa empresa.

Por que eu tenho que saber disso?

Por muitas razões cabe ao empreendedor entender como se calcula a depreciação de sua empresa.

Gestão holística

Primeiramente, por uma gestão holística e participativa. Todavia, para entender a depreciação realmente precisa de um exemplo, por isso os trouxemos nesta série.

Acompanhamento de imobilizados

Entretanto não somente por uma questão de gestão e acompanhamento. Toda a empresa possui imobilizados, mesmo que você seja uma loja virtual.

O seu computador, estoque, tudo o que envolve o seu funcionamento é seu ativo imobilizado.

Controle de seu patrimônio

É importante saber, pois as depreciações dos seus imobilizados geram abatimentos em impostos, conforme exemplificamos na série. Assim como também é primordial que controle o seu patrimônio.

Conforme a sua empresa cresce, o seu patrimônio aumenta, e saber os pontos de depreciação pode indicar onde deve investir, assim como, se vale à pena continuar atuando da mesma maneira.

Revisão do plano de negócios

Se a depreciação da sua empresa estiver aquém dos seus lucros, pode ser um momento favorável para rever seu plano de negócios, nicho de mercado ou produto foco.

Procure um contador

Procure sempre a orientação de um contador em caso de dúvidas e também para a correta execução dos abatimentos cabíveis. No entanto, mesmo que já tenha um profissional atuante com você, faça os acompanhamentos sobre os processos da sua empresa, é importante para o empreendedor saber tudo o que está ocorrendo.

Acompanhar a depreciação da sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.