Consultoria de Recursos Humanos

Consultoria de Recursos Humanos – Apoio aos projetos da Gestão de Pessoas

Para uma alteração justa na Gestão de Pessoas muitas empresas contratam uma consultoria de Recursos Humanos.

Uma consultoria de Recursos Humanos presta vários serviços numa empresa, sendo alguns deles:

Análise de clima organizacional;

Pesquisas diversas (avaliações e climas);

Mapeamento da empresa para implantações e implementações, como novos benefícios, por exemplo.

Treinamentos diversos.

Apoio à Gestão de Pessoas

Uma consultoria de Recursos Humanos atua com ações voltadas à Gestão de Pessoas e tudo o que isso engloba.

Conforme explicamos no artigo sobre Departamento Pessoal, essa atividade pode ser terceirizada para uma Contabilidade. Todavia, há empresas que prestam os dois tipos de serviço, a consultoria de RH e a terceirização da folha de pagamentos.

Análise de ambiente interno

O consultor contratado pode ficar na empresa por um tempo, analisando o ambiente interno e fazendo suas considerações quanto ao clima na empresa.

No entanto, a empresa contratante pode designar uma profissional ou uma equipe para elaborar estratégias diretas na consultoria, ou até mesmo mesclar as duas formas de gestão desses levantamentos.

Trabalho assertivo

Sendo assim, fica mais fácil para a consultoria elaborar um trabalho assertivo, uma vez que o diagnóstico das necessidades da empresa fica mais real quando os envolvidos na rotina da empresa participam desse levantamento.

Mesmo que uma empresa possua profissionais de Recursos Humanos ela pode analisar a atuação de uma Consultoria. Uma vez que a consultoria pode ser contratada para dar suporte em algum planejamento ou implementação complexa.

No entanto, analise a viabilidade de contratar uma consultoria, uma vez que a ideia é que os alinhamentos sejam repassados de forma integral ao consultor. Certamente a equipe de RH precisa estar ciente de todo o processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.