Consultoria de carreiras – Sua empresa precisa?

Saiba como alinhar os propósitos da empresa e dos funcionários através do serviço de um consultor de carreiras.

Alinhar os propósitos

Quando o profissional não concilia o propósito pessoal com os propósitos da empresa ele se sente negligenciado, e a empresa sente que ele não rende. Para que aconteça esse ajuste a empresa precisa alinhar os objetivos.

Para que esse alinhamento ocorra de forma positiva e justa, as empresas contratam consultorias especializadas em gestão de carreiras.

Como a consultoria de carreira atua ?

Quando o assunto é carreira dentro da empresa, deve-se promover o desenvolvimento dos profissionais que já integram o quadro de trabalhadores.

Sendo assim, após o diagnóstico da situação, o consultor leva à diretoria a sugestão que considera mais eficaz para a solução. A implantação de um plano de carreira e adoção de banco de horas são bons exemplos disso.

O Plano de Carreira ditará as regras para as promoções ou redirecionamento dos talentos para outras áreas, desde que estejam tecnicamente capacitados.

O recrutamento externo seria usado apenas para os casos de substituição ou quando não houver colaborador capacitado para uma determinada posição.

Já o banco de horas possibilitará aos funcionários agendarem folgas nas vésperas de feriados prolongados ou finais de semana. Isso os deixará mais próximos de suas famílias e/ou minimizará o estresse.

Acompanhamento após implantação

Algum tempo após a implantação de tais ações, os indicadores são levantados de modo que os resultados possam ser comparados.

Como ferramentas de indicadores, pode-se usar a pesquisa de clima e relatórios comparativos de turnover, absenteísmo e produtividade.

Ao adotar tais ações, a empresa não mais correrá o risco de perder bons funcionários, nem terá de arcar com despesas desnecessárias, seja com pagamento de rescisões ou com gastos com contratações emergenciais.

Ainda a empresa ganha em produtividade quando alinha a competência do funcionário ao cargo.

Atualmente existem muitos profissionais que prestam consultoria de carreira. Importante que você busque referências antes de fechar qualquer contrato, para que a sua consultoria eleve a produtividade sem perder as competências de cada funcionário.

Atuar com a gestão de carreiras de sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.