Comunicação Empresarial – Estou falando sério! – Qual é a mensagem que você passa? – Parte 5

Saiba como planejar a comunicação de sua empresa e como elaborar a mensagem que deseja passar para seu cliente.

Dividimos a série “Comunicação Empresarial, estou falando sério!”- em 5 artigos.

Nesta quinta e, portanto, última parte, falaremos sobre como fazer o seu planejamento de comunicação, como elaborar a mensagem e suas vantagens.

Como posso fazer um planejamento de comunicação?

Deve sempre levar em conta os objetivos e as particularidades de sua empresa, mas existem alguns pontos para elaborar esse planejamento que são comuns a todas as empresas, são eles:

  • Análise do quanto o público alvo se identifica com a as empresa. É preciso analisar, mensurar e verificar a variação da imagem;
  • Qual o tipo de resposta deseja obter do seu público. Essa resposta pode ser de três tipos: comportamental (a partir da convicção, compra), cognitiva (conhecimento), e afetiva ( preferência);
  • O custo total de implementação, a justificativa das despesas e a indicação do retorno esperado ( fundamental em qualquer planejamento);
  • Decisão sobre o mix de comunicação de marketing, que engloba: Propaganda; Relações Públicas/Publicidade; Vendas Pessoais; Promoção de Vendas e ações de MKT Direto.
  • Seleção dos canais de comunicação nos quais a mensagem será transmitida (Campanhas feitas por pessoas em pontos de vendas? Internet, quais redes sociais? etc).

Elaboração da mensagem

Para a melhoria da comunicação de sua empresa, após todos passos anteriores, deve ter atenção na mensagem elaborada.

Essa mensagem deve atrair a atenção, manter o interesse, despertar o desejo e levar à ação.

Por isso o conteúdo é fundamental, pois ele pode ser:

Racional: destacam-se a qualidade, o valor, desempenho, etc.

Emocional: destacam-se o positivo (humor) e o negativo (medo), por exemplo.

Comportamental: destacam-se o certo e o errado, legal/ilegal.

Implementando das ações

Para implementar o PICE deve descrever as previsões e como serão controladas as ações.

Deve-se escolher um responsável (caso tenha uma equipe) para acompanhar esse plano.

O que eu ganho com isso?

Você ganha uma melhoria significativa na qualidade de comunicação de sua empresa, fazendo uso de todas essas análises, e principalmente, colocando o PICE como um fator relevante na sua gestão.

A comunicação é a ligação entre você e o seu cliente, logo melhorando a forma de se comunicar, melhorará a imagem de sua empresa e as suas vendas.

Realizar a gestão da comunicação empresarial do seu negócio é um dos caminhos para seu sucesso!

 

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