Componentes do Preço – Como avaliar?

Componentes do Preço devem ser considerados ao precificar, uma vez que o preço é uma forma de atrair o cliente. No entanto, a empresa não pode ficar no prejuízo.

Componentes do preço

Na composição do preço existem alguns fatores importantes que auxiliam na hora de planejar as vendas da empresa. São os chamados componentes do preço.

Os componentes do preço influenciam direta ou indiretamente no valor praticado.

Recursos Suficientes

A partir dos preços praticados espera-se que a empresa obtenha recursos suficientes para arcar com suas obrigações e gerar lucro.

Para que isso seja possível é necessário saber exatamente o que deve ser considerado. Bem como, qual o impacto que esses componentes têm na empresa, interna e externamente.

Custo variável e Fixo

O custo é o primeiro componente considerado. Sendo dividido em variável e fixo.

Custos são todos os gastos incorridos na produção/comercialização de um produto ou prestação de um serviço. Ou seja, todo e qualquer gasto sem o qual a atividade não é praticada.

As divisões são feitas por conta da influência desses, que pode ser direta ou indireta.

Custos Fixos

São chamados custos fixos todos os valores que não aumentam nem diminuem de acordo com o volume de vendas.

Variáveis

Ou seja, o contrário são os custos variáveis. Esses custos dependem do volume de vendas, por isso os custos variáveis são maiores ou menores.

Depesa

A despesa também segue as mesmas divisões e pode ser conceituada como gastos importantes para o funcionamento geral da empresa. Ou seja, mesmo que esses gastos não influenciem diretamente no produto final. Sem eles a empresa fica impossibilitada de operar.

Exemplos para ambos os conceitos – Componentes do preço

Custos: matéria-prima, embalagens, salários do pessoal da fábrica. Bem como, custo de mercadoria para revenda, aluguel, energia elétrica.

Assim sendo, os fretes e outros custos que variam de acordo com a atividade empresarial fazem parte desse conceito de custo.

Embalagens e fretes são exemplos de custos variáveis. Pois, quanto maior as vendas maior a necessidade desses materiais.

Despesas: salários do pessoal da administração, materiais de escritórios, comissões, Bem como emissão de boleto, internet.

Exemplos de despesas que variam de acordo com o volume de vendas: tarifas por emissão de boletos, comissões, entre outros.

Lucro – ROI e Markup

Por fim, o lucro é o componente do preço que trará o retorno financeiro esperado pelo empreendedor. Assim sendo, é o valor que a empresa aufere pelas atividades desenvolvidas. Veja aqui como usar o ROI e o Markup.

O preço de venda define-se de acordo com a realidade da empresa. Sendo esses os componentes.

Falamos sobre precificação. Avalie a sua importância na gestão financeira.

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