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Como anda seu relacionamento com o cliente?

Hora de pensar no relacionamento com seu cliente.

Que tal aproveitar essa crise para repensar como anda seu relacionamento com o cliente e no atendimento que está prestando à ele?

Sim, falamos daqueles clientes que já compraram da sua empresa, mas que, por algum motivo, foram esquecidos. Falamos também daqueles ativos, que ainda continuam comprando e consumindo os produtos da sua empresa.

A atenção ao cliente não deve ser somente no ato da compra, essa relação precisa ir muito além disso. O cliente gosta de atenção, gosta de se sentir importante, pois, afinal de contas, ele é uma peça importante na concretização de uma venda, não é mesmo?

Ao fidelizar um cliente, além dele voltar a comprar com a sua empresa, faz com que ele faça propaganda dela. E não tem marketing melhor que esse: o boca a boca. É importante se esforçar para que essa repercussão seja sempre uma visão positiva da sua empresa.

Como manter uma relação saudável com o cliente

Essa relação faz parte de uma gestão de relacionamento eficaz e duradoura. O cliente é o foco da sua atenção, ele quer e deve ser bem tratado.

Uma boa estratégia para isso, é armazenar as informações referentes aos seus clientes e ajudar nesse relacionamento, como o CRM.

Nele, você vai guardar todas as informações dos seus clientes, desde os dados pessoais, até o histórico de compras.

Com essas informações, a área de marketing e vendas da sua empresa consegue estruturar a melhor estratégia de se relacionar com o cliente.

Pois sabe o produto que ele adquiriu, o valor que ele pagou, criando por exemplo, uma promoção para ele, ou oferecendo algum produto parecido com que ele comprou.

Pesquisas e Enquetes

Aposte em pesquisas pós vendas, além do cliente se sentir importante, você terá como avaliar o atendimento que foi prestado à ele, se ele está satisfeito com o produto e em qual fator sua empresa pode melhorar.

Você pode abordar o cliente questionando sobre o produto, sobre a entrega, se ele recebeu corretamente o que pediu, assegurando que o cliente continue comprando com a sua empresa.

Prazos e Entregas

Esse é um fator essencial e requer total atenção.

Pois não tem nada mais desagradável que comprar algo, e o produto demorar a ser entregue não é? Ultrapassando o tempo estipulado no ato da compra.

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É uma questão de confiabilidade, pois se o cliente te escolheu, é por que confia na qualidade do seu serviço.

Por isso, tenha certeza que a entrega será feita dentro do prazo prometido e que o produto chegará em perfeitas condições.

SAC – Centro de Atendimento ao Cliente

Garanta que o atendimento ao cliente esteja sendo rápido e eficiente.

Primeiramente, porque quando ele procura por esse canal, espera uma resposta rápida e concreta. Além disso, provavelmente o seu consumidor está enfrentando algum problema relacionado ao produto ou serviço prestado.

O atendente deve ser claro, objetivo e principalmente empático. Precisa ouvir com atenção e ajuda-lo da melhor maneira possível, por mais estressado e alterado que ele esteja, o atendente precisa manter a calma.

Essas são algumas dicas de como fidelizar o seu cliente.

Um ponto importante nisso tudo também é uma equipe motivada. Esse é um ponto chave para que tudo funcione e flua da melhor maneira possível dentro da empresa.

Investir em seu funcionários é investir no sucesso da sua empresa.

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