CHA – Como surge uma competência?

Vamos entender esse conceito da Administração que determina ser esse o nascimento de uma competência humana. Seria esse conceito cabível ao mercado atual?

A origem dos resultados

Quando pensamos em competências, dentro dos parâmetros da Administração, lembramos do que chamamos de CHA, que nada mais é do que os três pilares do conceito de competências para uma pessoa.

Pilares do conceito

CHA é uma sigla que significa:

  • Conhecimento;
  • Habilidade;
  • Atitude.

Dentro desses conceitos é que se torna possível gerir as competências de cada pessoa.

Conhecimento

Refere-se à base teórica de uma pessoa, principalmente sobre certo tema. Essa habilidade se resume a estudos ou cursos anteriores. O que essa pessoa de fato aprendeu, mesmo intangível. Assim sendo, o conhecimento é o que a pessoa carrega de bagagem teórica.

Habilidades

As habilidades de uma pessoa, dentro do conceito do CHA, referem-se à experiência de fato dessas pessoas. Experiências nas quais a pessoa colocou em prática o seu conhecimento teórico.

Atitudes

As atitudes envolvidas no conceito do CHA referem-se aos valores de cada um, assim como seus comportamentos. Ainda e levado em consideração o fator emoção humana, uma vez que as emoções impactam diretamente em nossas atitudes.

Competência nasce dessa tríade

Só é considerada uma competência quando há um equilíbrio dessas três habilidades. Dentro do conceito CHA, uma pessoa só pode ser considerada competente quando:

  • Possui conhecimento;
  • Já viveu uma situação parecida;
  • Toma atitudes de resolução.
O CHA seria invertido ou misturado?

Na prática as competências podem ser definidas de outras formas, ou ainda, uma pessoa pode encontrar uma solução para algo que não foi vivenciado ainda, e essa pessoa estará adquirindo a habilidade naquele momento.

Entretanto, dentro da Administração conceitual, são essas vertentes a origem das competências.

Claro que o conceito não contempla as dinâmicas atuais dos postos de trabalho e o fator virtual.

Nestes quesitos, o CHA poderia até ser validado, porém a ordem não seria essa. Pois a impressão que o mercado de trabalho nos passa, assim como o empreendedorismo, é a de que não temos tempo para seguir essa ordem.

Ainda que Administração nos diga que é essa é a forma correta de assimilação dos fatos que resultam em uma ou mais competências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.