Capital de Giro – Direcionamento Financeiro

A importância do capital de giro no empreendedorismo

O sucesso de uma empresa está muito mais ancorado em sua rotina do que em seu porte, por isso, o capital de giro é parte importante da base do negócio, já que uma estrutura sólida pode garantir a permanência do negócio no mercado.

A Administração de capital de giro, muitas vezes é negligenciada no dia a dia, no entanto, essa falta pode diminuir o potencial de mercado do seu negócio. Sendo assim, é importante que o empreendedor planeje a rotina financeira da organização.

O que é capital de giro

Dentro de uma empresa os recursos financeiros disponíveis, ou seja, o dinheiro que é usado no dia a dia, é chamado de capital de giro.

Como o próprio nome sugere, esses recursos “giram” em seu caixa, devido às movimentações dos títulos a pagar.

As bases do capital de giro e como fazer essa gestão

O capital de giro é ancorado em duas básicas premissas, a primeira é o prazo de faturamento que a empresa disponibiliza aos seus clientes, e a segunda é o prazo de faturamento que a empresa consegue com seus fornecedores.

O ideal é que a empresa pague seus fornecedores só após receber de seus clientes, ficando com o lucro de suas vendas fora do caixa da empresa, porém, muitas vezes esses prazos de pagamentos e recebimentos não são fáceis de negociar. Dessa forma, a empresa deve estruturar os seus prazos internos para que se encaixem nessa situação.

E se não possível realizar esta conciliação com os meus próprios recursos?

A empresa pode realizar um estudo de seus custos e despesas visando suas respectivas reduções. Porém, se ainda assim a empresa não apresentar liquidez, ela pode buscar recursos junto aos bancos e financeiras.

Todavia, não é aconselhável que a empresa recorra sempre a essas opções, pois os juros e taxas são altos na maioria das vezes, porém, caso não haja outra solução, existem muitas opções no mercado.

Além dos empréstimos, uma opção é o adiantamento de recebíveis, com base nos valores que a empresa tem a receber de seus clientes, o banco disponibiliza esses mesmos valores subtraídos de juros de forma antecipada, ou seja, o banco “compra” os recebimentos futuros da empresa.

Lembre-se de sempre pesquisar antes de contratar esses serviços, pois os juros variam conforme a instituição financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.